Topo

Fórmula 1

Fórmula 1 irá rever regra de pontos após 'farsa' do GP da Bélgica

Carros andam sob chuva atrás do safety car no GP da Bélgica de Fórmula 1 - JOHN THYS/AFP
Carros andam sob chuva atrás do safety car no GP da Bélgica de Fórmula 1 Imagem: JOHN THYS/AFP

30/08/2021 13h58

Por Alan Baldwin

LONDRES (Reuters) - A Fórmula 1 irá rever as regras que estabelecem quanto tempo uma corrida precisa durar para que pontos sejam distribuídos aos pilotos, depois que o tempo ruim transformou o Grande Prêmio da Bélgica de domingo em uma farsa de três voltas, sem permissão de ultrapassagem.

O chefe da McLaren Racing, Zak Brown, disse à Reuters nesta segunda-feira que conversou com o executivo-chefe da F1, Stefano Domenicali, depois da prova debaixo de chuva em Spa-Francorchamps e que haverá mais conversas nesta semana com a F1, as equipes e a Federação Internacional de Automobilismo, a FIA.

"Conversei com Stefano na noite passada. Ele está muito aborrecido com o que aconteceu, ele sabe que o resultado não foi certo e reunirá todos na próxima semana e tratará do assunto", disse Zak Brown.

"O que sempre digo às pessoas da equipe é que erros acontecem, consertem-os e não cometam o mesmo erro duas vezes. É isso que precisamos fazer agora. Precisamos decidir qual é a margem mínima de uma corrida. Será 25%? E precisa haver alguma corrida", acrescentou.

Os regulamentos da F1 dizem que metade dos pontos pode ser concedida "se o líder tiver completado mais de duas voltas, mas menos de 75% da distância original da corrida".

A prova de domingo foi a mais curta da história. Max Verstappen, da Red Bull, ficou com a vitória depois de três voltas atrás do safety car, com os outros pilotos guiando com dificuldade na esteira.

Lewis Hamilton também fez muitas críticas ao GP da Bélgica, que ocorreu no último domingo e considerou o resultado como uma 'farsa'.

Lewis Hamilton diz que GP da Bélgica 2021 foi uma farsa - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Lewis Hamilton diz que GP da Bélgica 2021 foi uma farsa
Imagem: Reprodução/Instagram

Fórmula 1