EUA anunciam boicote diplomático aos Jogos de Inverno de 2022 na China
Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (6) um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que acontecerão em Pequim, na China, entre 4 e 20 de fevereiro de 2022. Segundo a Casa Branca, nenhum representante oficial do país será enviado ao evento, mas os atletas que quiserem poderão competir normalmente.
Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores chinês afirmou que políticos dos Estados Unidos deveriam parar de pedir um boicote diplomático à Olimpíada de Inverno de Pequim para evitarem danificar os laços bilaterais, e que a China adotará "contramedidas", se for necessário.
Aqueles que pedem um boicote estão "querendo aparecer" e deveriam parar, "de maneira a não afetar o diálogo e a cooperação entre China e Estados Unidos em áreas importantes", disse Zhao Lijian, porta-voz da chancelaria chinesa.
"Se os EUA insistirem em se ater deliberadamente a este caminho, a China adotará contramedidas resolutas", disse ele em uma coletiva de imprensa.
No mês passado, o presidente norte-americano Joe Biden disse que estava cogitando tal boicote diplomático para protestar contra o histórico de direitos humanos da China, incluindo o que o governo dos EUA qualifica como o genocídio de muçulmanos minoritários. A gestão Biden é pressionada por ativistas e congressistas a evitar os Jogos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.