Topo

Portugal vence Uruguai por 2 x 0 e se torna terceiro time classificado para oitavas de final

28/11/2022 18h12

Por Andrew Cawthorne

LUSAIL, Catar (Reuters) - Portugal venceu o Uruguai por 2 x 0, nesta segunda-feira, com dois gols do meio-campista Bruno Fernandes, para se tornar o terceiro time classificado para a fase de mata-mata da Copa do Mundo, se juntando a França e Brasil.

Os portugueses abriram o marcador em um cruzamento de Fernandes, aos 9 minutos do segundo tempo, que atravessou a área e passou pelo goleiro uruguaio Sergio Rochet, que ficou parado enquanto Cristiano Ronaldo saltava para tentar cabecear a bola. O atacante comemorou o gol como seu, o que, no entanto, não aconteceu.

Fernandes marcou o segundo gol nos acréscimos depois de um pênalti marcado com ajuda do VAR por mão na bola dentro da área, em jogada protagonizada pelo próprio meio-campista.

O Uruguai, que eliminou Portugal na Copa do Mundo de 2018, teve uma série de chances de marcar: o meio-campista Rodrigo Bentancur passou por três jogadores, mas teve seu chute brilhantemente defendido; Maxi Gómez acertou a trave, e Luis Suárez chutou para fora de dentro da pequena área.

A segunda vitória de Portugal em dois jogos colocou a equipe no topo do Grupo H com seis pontos e com classificação antecipada para as oitavas de final. O Uruguai, terceiro com um ponto, precisa vencer Gana em seu último jogo do grupo para ter uma chance de progredir.