Topo

Técnico dos EUA espera aproveitar lições holandesas em duelo pelas oitavas

02/12/2022 11h28

Por Hritika Sharma

AL RAYYAN, Catar (Reuters) - O técnico da seleção dos Estados Unidos, Gregg Berhalter, disse que procurará aproveitar as lições que aprendeu na Holanda durante sua carreira como jogador, quando as duas seleções se enfrentarem no sábado por uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar.

O ex-jogador da seleção norte-americana Berhalter assinou seu primeiro contrato profissional com o PEC Zwolle da Holanda e também jogou pelo Sparta Rotterdam e pelo Cambuur Leeuwarden durante 18 anos de carreira como jogador.

Os Estados Unidos, que não chegam às quartas de final de uma Copa desde 2002, serão os azarões contra a Holanda, três vezes finalista do Mundial, mas testarão suas chances contra uma seleção holandesa que teve um desempenho questionável na fase de grupos.

"Eu aprendi tanto na Holanda", disse Berhalter aos repórteres nesta sexta-feira. "É quase como, que conceitos eu não tirei do futebol holandês? Foi uma grande experiência estar lá."

"Após cada sessão de treinamento e cada jogo, você tem um debate com seus jogadores sobre isso. As pessoas gostam de discutir futebol e você realmente aprende muito. E foi um grande momento para mim", afirmou.

"Se eu não estivesse na Holanda, acho que não teria tido aquele histórico que realmente ajudou a moldar minhas ideias."

Berhalter não é a única pessoa na concentração da seleção dos EUA com experiência holandesa. O lateral-direito Sergino Dest é filho de mãe holandesa e pai surinamês-norte-americano, nasceu em Almere, na Holanda, e cresceu no país.

Dest, que atualmente joga no Milan, emprestado pelo Barcelona, ganhou destaque atuando nos gigantes holandeses do Ajax e poderia representar tanto as seleções dos EUA quanto da Holanda.

"Quando você está em um clube como o Ajax, há muita atenção em você, especialmente como um jovem jogador. É um clube muito bom para desenvolver jogadores e ele se saiu muito bem lá", disse Berhalter.

"Ele tem sido fantástico para nós. Estou realmente feliz por ele e espero que ele tenha um grande jogo amanhã."

Berhalter disse que Christian Pulisic estava no caminho certo para voltar para o duelo de sábado, após sofrer uma lesão pélvica na terça-feira, durante a vitória por 1 x 0 sobre o Irã na última partida dos EUA no Grupo B.

Pulisic, atacante do Chelsea, marcou o gol que garantiu a classificação dos norte-americanos para a fase de mata-mata, mas se chocou com o goleiro iraniano Alireza Beiranvand no lance e foi forçado a sair no intervalo.

"Parece muito bom, mas teremos que vê-lo hoje em campo para ter a confirmação disso", disse Berhalter.

Pulisic disse na quinta-feira que ele estava se sentindo melhor e esperava se recuperar a tempo de enfrentar a Holanda.

Josh Sargent também deixou o jogo contra o Irã no segundo tempo depois de machucar seu tornozelo direito e Berhalter disse que estava "um pouco menos" otimista sobre a disponibilidade do atacante, que atua pelo Norwich City.