Tribunal absolve Neymar de acusações de fraude por transferência ao Barça
MADRI (Reuters) - Um tribunal espanhol absolveu hoje o atacante Neymar e outros réus em um caso de fraude e corrupção sobre sua transferência do Santos para o Barcelona em 2013, depois que os promotores retiraram todas as acusações no julgamento, informou comunicado do tribunal.
A ação foi movida pela empresa de investimentos brasileira DIS, dona de 40% dos direitos de Neymar quando ele estava no Santos. Ele agora joga pelo Paris Saint-Germain.
A DIS argumentou que não recebeu sua cota devida da transferência porque seu valor real foi subestimado e pediu uma pena de prisão de cinco anos para Neymar e multa total de 149 milhões de euros para os réus.
Em outubro, o promotor Luis García Cantón pediu ao tribunal de Barcelona que absolvesse todos os réus, pois "não havia o menor indício de crime".
A NR Sports — empresa que cuida da imagem de Neymar — emitiu um comunicado em suas redes sociais falando sobre a decisão do tribunal espanhol.
Leia a nota na íntegra:
Neymar Jr é absolvido pela Justiça da Espanha em processo envolvendo transferência para o Barcelona
A Justiça da Espanha divulgou nesta terça-feira (13) que Neymar Jr, seus pais, a NN Consultoria, além de dirigentes do Santos e do Barcelona, foram absolvidos no processo em que eram acusados de supostas irregularidades na transferência do clube brasileiro para o Barcelona, em 2013.
Em outubro deste ano, o próprio Ministério Público espanhol - baseado em provas, já havia retirado as acusações contra o atleta. Na ocasião, a promotoria pediu ainda que todos os réus envolvidos no processo fossem absolvidos, decisão agora confirmada pela Justiça.
O comunicado emitido pelo tribunal da Audiência de Barcelona destaca: "A audiência absolve Neymar e os demais processados por corrupção entre particularidades e fraude".
A acusação inicial contra Neymar Jr, seus familiares e os dirigentes se pautava exclusivamente nas versões unilaterais, particulares e angularizadas do grupo DIS, que foram totalmente rejeitadas após a regular instrução. Além do total insucesso, a acusação particular, o grupo DIS, ainda foi condenado ao pagamento das custas processuais a todos aqueles que foram indevidamente acusados.
O desfecho comunicado pela Justiça da Espanha segue a mesma posição que também já havia sido oferecida pela FIFA e pelo Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), órgãos máximos em matéria de futebol. Ambos já tinham se pronunciado, reconhecendo a legalidade da transferência, em decisão definitiva, transitada e julgada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.