Seleção brasileira repetirá formação com quatro atacantes contra Argentina
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A seleção brasileira terá novamente um esquema de quatro atacantes, com Gabriel Jesus substituindo o lesionado Vinicius Júnior diante da Argentina, disse nesta segunda-feira o treinador da seleção, Fernando Diniz.
A seleção já havia apostado em uma linha ofensiva com quatro homens na derrota de virada para a Colômbia, na última quinta-feira.
Relacionadas
Além do artilheiro do Arsenal, Gabriel Jesus, o ataque brasileiro para enfrentar a campeã mundial Argentina no Rio de Janeiro na terça-feira contará com Raphinha, Gabriel Martinelli e Rodrygo.
"Tratam o quarteto como uma coisa inovadora, coisa que não é. O que muda é a maneira de jogar, mais agressividade, isso leva um pouco de tempo", disse Diniz a jornalistas em entrevista coletiva.
"A minha maneira de pensar o futebol não é departamentalizando o jogo. A defesa fica atrás, o meio de campo fica no meio, e o ataque fica na frente. É um jeito muito mais orgânico, mais junto, todos os jogadores têm que jogar de maneira coesa para a coisa funcionar de maneira mais efetiva."
Além de Vinicius Júnior, outro importante desfalque do Brasil será Neymar, que operou o joelho e só deve voltar aos gramados no fim de 2024.
Os dois são baixas relevantes para enfrentar a seleção de Lionel Messi no estádio do Maracanã.
"O Messi mexe... Não tem como não se preocupar com um jogador desse tamanho. E a gente tem que jogar, não fugir das características e ao mesmo tempo tentar conter toda a capacidade de criação que ele possui", avaliou o treinador brasileiro.
O Brasil ocupa apenas a 5ª colocação nas eliminatórias para Copa do Mundo e vem de duas derrotas seguidas, para a Colômbia e o Uruguai. O confronto com a Argentina pode ser o último de Diniz nas eliminatórias, uma vez que ocupa a vaga de interino.
"Estou muito bem. Não fico pensando que é o último jogo", disse. "Para mim, é o grande jogo, os dias que tenho para treinar são o que tenho para fazer o melhor possível."
"A gente se preparou muito para o jogo e espera fazer uma grande partida. Que a torcida consiga jogar junto com o time", adicionou Diniz.
Outra novidade no time contra a Argentina deve ser a entrada do lateral-esquerdo da Inter de Milão, Carlos Augusto, na vaga de Renan Lodi.
O Brasil deve entrar em campo com a seguinte formação: Alisson, Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto; André, Bruno Guimarães e Rodrygo; Martinelli, Gabriel Jesus e Raphinha.
(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)