Liga alemã de futebol espera ao menos quatro ofertas em venda de fatia de 1 bi de euros, dizem fontes

Por Alexander Hübner e Emma-Victoria Farr

FRANKFURT (Reuters) - O órgão dirigente do futebol alemão, Deutsche Fussball-Liga (DFL), convidou cinco investidores financeiros para se candidatarem a comprar uma participação nos direitos de marketing da Bundesliga, disseram à Reuters duas fontes que acompanham o assunto.

A expectativa é que os investidores paguem de 900 milhões a 1 bilhão de euros (981 milhões a 1,1 bilhão de dólares) à DFL nos próximos anos, de acordo com uma carta enviada pela empresa aos 36 clubes profissionais, a qual a Reuters teve acesso.

Os potenciais parceiros estratégicos são Advent, Blackstone, Bridgepoint, CVC e EQT, de acordo com a carta da DFL.

A DFL espera ofertas preliminares de pelo menos quatro destes investidores institucionais no início de dezembro, disseram as duas fontes.

DFL, Advent, Blackstone, CVC e EQT não comentaram, e a Bridgepoint não estava imediatamente disponível para comentar.

Em assembleia geral no dia 11 de dezembro, os clubes da Bundesliga votarão para que o processo possa seguir, sendo necessária uma maioria de dois terços dos votos.

Neste processo de leilão reverso, os investidores devem adquirir por até 1 bilhão de euros, durante 20 anos, até 8% em uma empresa de marketing recém-fundada, que deterá os direitos televisivos, publicitários e digitais da Bundesliga.

O processo, que será a terceira tentativa da DFL de vender uma participação - uma proposta em maio não conseguiu obter o apoio dos clubes - visa "garantir a posição competitiva esportiva e econômica das ligas federais", conforme a carta.

Continua após a publicidade

De acordo com a nova proposta, um investidor não teria voz na concepção do plano de jogo ou da liga, e a DFL teria o direito de determinar quem comandaria a nova empresa de marketing.

(Reportagem de Emma-Victoria Farr em Frankfurt e Alexander Huebner em Munique)

Deixe seu comentário

Só para assinantes