Nadal volta a jogar após quase 1 ano e vence Thiem em Brisbane

BRISBANE (Reuters) - Rafael Nadal voltou às quadras para um jogo de simples após ficar quase um ano afastado por lesão e obteve uma vitória convincente por 7-5 e 6-1 sobre o austríaco Dominic Thiem, ex-número três do mundo, na primeira rodada do Brisbane International, nesta terça-feira.

O 22 vezes campeão de Grand Slam passou por uma cirurgia artroscópica em junho passado depois de lesionar o quadril esquerdo durante derrota na segunda rodada do Aberto da Austrália para Mackenzie McDonald no início de 2023.

Nadal retornou ao tênis competitivo na nova temporada no domingo e foi derrotado em duplas ao fazer parceria com o veterano Marc López, mas mostrou vislumbres de sua melhor forma antes do Grand Slam de 14 a 28 de janeiro em Melbourne Park.

"Hoje, honestamente, é um dia emocionante e importante para mim, depois de provavelmente um dos anos mais difíceis da minha carreira no tênis", disse Nadal.

"Tive a chance de voltar depois de um ano e jogar diante de um público incrível e jogar em um nível muito positivo no primeiro dia é algo que nos faz sentir orgulhosos - minha equipe e minha família que estiveram lá todos os dias no ano passado."

O tenista de 37 anos parecia afiado novamente durante o confronto contra Thiem, a quem venceu nas finais do Aberto da França de 2018 e 2019.

Ovacionado pelos torcedores em uma Pat Rafter Arena lotada, Nadal venceu o primeiro set e conseguiu uma quebra logo no início do segundo set com um excelente backhand, abriu 5-1, antes de encerrar a partida no saque.

"Senti falta de me sentir competitivo, jogar diante de multidões que têm sido incríveis durante toda a minha carreira aqui na Austrália. Não tenho como agradecer a todos o suficiente", acrescentou Nadal.

Com a 1.069ª vitória de Nadal no circuito masculino, ele ultrapassou Ivan Lendl e ficou em quarto lugar na lista de todos os tempos.

Continua após a publicidade

"Como você pode imaginar, hoje não era uma estatística da qual eu estava ciente", disse Nadal. "Tive trabalho suficiente apenas para me concentrar e voltar à quadra e me lembrar de como jogar uma partida competitiva. Havia nervosismo e dúvidas antes da partida."

"Mas tudo correu bem e estou animado por estar de volta."

(Reportagem de Shrivathsa Sridhar em Bengaluru)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.