Guardanapo com 1ª assinatura de Messi para jogar no Barcelona vai a leilão

O guardanapo em que Lionel Messi assinou seu primeiro contrato com o Barcelona, com apenas 13 anos, será leiloado em março por um preço inicial de 381 mil dólares (R$ 1,89 milhões), informou a casa de leilões britânica Bonhams nesta quarta-feira.

O guardanapo foi assinado em dezembro de 2000, quando Carles Rexach, então diretor esportivo do Barcelona, fechou o acordo com Jorge Messi, pai de Messi, e o empresário Horacio Gaggioli, para recrutar o então adolescente argentino, que acabou se tornando o maior artilheiro da história do clube.

Esse divisor de águas da história do futebol aconteceu após Rexach convidar Jorge Messi para almoçar, preocupado com a ausência de respostas após os primeiros testes do filho dele pelo clube espanhol.

Messi comemora seu primeiro gol pelo Barcelona com Ronaldinho, em 2005
Messi comemora seu primeiro gol pelo Barcelona com Ronaldinho, em 2005 Imagem: Lluis Gene/AFP

Em Barcelona, 14 de dezembro de 2000, e na presença dos senhores Minguella e Horacio, Carles Rexach, diretor esportivo do Barcelona FC, concorda, sob sua responsabilidade e independentemente de opiniões divergentes, contratar o jogador Lionel Messi, desde que sejam respeitados os valores acordados?, diz o texto escrito no guardanapo de um clube de tênis da cidade espanhola.

O acordo, ratificado pelo então presidente do Barcelona, Joan Gaspart, foi formalmente assinado naquela mesma noite e, um mês depois, o Barcelona completou a contratação de Messi para começar a sua passagem de 20 anos no clube catalão.

Oito vezes vencedor da Bola de Ouro, prêmio entregue pela revista France Football ao melhor jogador do mundo, Messi ajudou o Barcelona a conquistar 35 títulos, batendo recordes de partidas disputadas (782) e gols (674) pelo clube.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.