França diz ter frustrado ataque contra Jogos Olímpicos em St. Etienne
Por Dominique Vidalon e Sudip Kar-Gupta
PARIS (Reuters) - As forças de segurança francesas prenderam neste mês em Saint-Etienne um checheno de 18 anos suspeito de planejar um ataque ao estádio de futebol da cidade durante os Jogos Olímpicos, disse o ministro do Interior, Gérald Darmanin.
O promotor antiterrorismo PNAT afirmou à Reuters que o suspeito foi colocado sob investigação formal em 26 de maio, em conexão com o ataque planejado.
Ele também foi acusado de planejar o ataque sob a bandeira do Estado Islâmico e de se associar a terroristas. Ele está detido enquanto as investigações continuam. As autoridades francesas não identificaram o suspeito de 18 anos.
A França se encontra no estado de alerta de segurança mais alto, faltando menos de dois meses para os Jogos Olímpicos.
"Os primeiros elementos mostram que ele estava planejando ativamente um ataque contra o estádio Geoffroy Guichard durante as partidas de futebol que acontecerão lá durante os Jogos Olímpicos", disse Darmanin em comunicado.
O suspeito foi “inspirado pela ideologia islâmica”, afirmou ele.
“Ele queria atacar os espectadores, mas também as forças de segurança e morrer como mártir”, disse Darmanin.
Em 2020, Samuel Paty, um professor de história e geografia de 47 anos, foi esfaqueado e depois decapitado perto da sua escola secundária, no subúrbio parisiense de Conflans-Sainte-Honorine.
O agressor de Paty era um refugiado checheno de 18 anos, que foi posteriormente morto a tiros pela polícia no local.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.