Insaciável, Cristiano Ronaldo busca deixar sua marca na Euro com Portugal

Por Fernando Kallas

(Reuters) - O capitão de Portugal, Cristiano Ronaldo, tem sido um modelo de longevidade por mais de duas décadas em uma carreira excepcional, quebrando vários recordes e jogando em alguns dos maiores clubes do mundo, e ele estará determinado a deixar sua marca na Euro 2024.

A transferência do atacante da elite europeia para a Arábia Saudita depois de uma exibição decepcionante na Copa do Mundo de 2022 no Catar, que terminou com a surpreendente derrota de Portugal por 1 x 0 para Marrocos nas quartas de final, levantou dúvidas sobre se a brilhante carreira de Ronaldo, de 39 anos, está chegando ao fim.

No entanto, ele tentará provar que ainda pode fazer a diferença no mais alto nível e chegará à Alemanha para a Euro 2024 como líder confiável de uma equipe talentosa sob a orientação do ex-técnico da Bélgica Roberto Martínez.

Entre as muitas conquistas de Ronaldo, ele é o maior artilheiro da história do futebol masculino de seleções, com 128 gols em 204 partidas oficiais.

Quase 20 anos se passaram entre seu primeiro gol por Portugal contra a Grécia na Euro 2004 e o mais recente, contra Lichtenstein, em novembro de 2023 - sendo o triunfo da seleção na Euro 2016 o ápice de sua carreira internacional.

Ronaldo marcou 891 gols em sua carreira, detém o recorde de maior número de gols na Liga dos Campeões na história da competição, com 140, e é o único jogador a marcar em cinco campeonatos europeus consecutivos.

Ele tentará ampliar esse recorde na Alemanha. Mas seu objetivo é muito maior.

"Vai ser muito difícil chegar aos 1.000 gols, mas o que importa é como estou mentalmente, minha motivação", disse Ronaldo depois de marcar dois gols contra a Eslováquia.

Continua após a publicidade

"Se, fisicamente, minhas pernas me tratarem tão bem quanto eu as trato... Veremos. Para chegar a 1.000, você precisa chegar a 900 primeiro. Acho que vou chegar lá."

Deixe seu comentário

Só para assinantes