Futebol intenso de Guardiola fez de mim um jogador melhor, diz Doku

FREIBURG, Alemanha (Reuters) - O atacante belga Jeremy Doku deu crédito ao técnico do Manchester City, Pep Guardiola, por tê-lo ajudado a melhorar seu jogo, mas disse que não teve notícias dele durante a Eurocopa que está acontecendo na Alemanha.

Doku, de 22 anos, é um dos astros emergentes da equipe belga e vem de uma primeira temporada bem-sucedida na Premier League, na qual conquistou o título com o City.

"Graças ao City, sei mais sobre futebol. Agora estou jogando com jogadores melhores, contra equipes melhores, e isso me transformou. Aprendi muito com os bons momentos e com os momentos difíceis", disse ele em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira.

"Pep é muito intenso, ele tem muita paixão. Ele é perfeccionista e, quando você joga no City, também se torna perfeccionista. Tive muitos momentos em que achei que tinha me saído bem e então ele veio e me disse: 'você poderia ter feito isso ou aquilo de forma diferente'. Aprendi muito com ele."

"Mas ele sabe que tipo de jogador eu sou. Ele me escolheu por causa das minhas qualidades. Não para me mudar. Ele confia em mim para tomar as decisões certas."

Doku disse, no entanto, que não teve contato com o técnico do seu clube enquanto está na Alemanha para defender a seleção da Bélgica na Euro 2024.

"Ele não me enviou nenhuma mensagem, mas tenho certeza de que ele assiste aos jogos... ou talvez não, porque ele assiste a muitos jogos. Talvez ele esteja jogando golfe. Mas ele se preocupa com os jogadores."

Este é o segundo Campeonato Europeu para Doku, que foi questionado se ele perdeu o elemento surpresa do relativo anonimato de três anos atrás por causa de sua temporada de grande visibilidade na Inglaterra.

"Eu era menos conhecido na Eurocopa anterior porque tinha 19 anos e estava lá apenas para assistir. Ninguém teria previsto que eu jogaria contra a Itália", disse.

Continua após a publicidade

"Agora os adversários estão mais preparados para mim. Mas não importa se o adversário sabe o que eu vou fazer", assegurou.

"Eu também estava mais estressado naquela época. O fato de agora eu ter mais experiência é um fator importante."

A Bélgica está em um empate quádruplo no Grupo E e joga sua última partida contra a Ucrânia em Stuttgart na quarta-feira.

No torneio na Alemanha, Doku foi utilizado tanto do lado direito quanto do lado esquerdo do ataque nas duas primeiras partidas da Bélgica.

"Sinto-me melhor na esquerda, mas se tiver de jogar na direita, não há problema", disse ele.

"É positivo o fato de termos criado muitas oportunidades nas últimas partidas. Espero que tenhamos sucesso contra a Ucrânia", acrescentou.

Continua após a publicidade

(Reportagem de Mark Gleeson)

Deixe seu comentário

Só para assinantes