Topo

Brasil vence Paraguai por 4 a 1 na Copa América com dois gols de Vini Jr

29/06/2024 09h01

(Reuters) - O atacante Vinícius Jr. marcou dois gols na vitória do Brasil por 4 a 1 contra o Paraguai na Copa América, no confronto do Grupo D em Nevada na sexta-feira, recuperando-se de uma atuação sem brilho em seu primeiro jogo no torneio.

A Colômbia, que se classificou para as quartas de final, lidera o Grupo D com seis pontos após duas partidas, com o Brasil em segundo lugar com quatro pontos.

Relacionadas

A Costa Rica está em terceiro lugar com um ponto e o Paraguai, que está em último lugar com zero depois de duas derrotas, foi eliminado da competição na fase de grupos apenas pela segunda vez desde 2001.

A partida contra o Paraguai marcou a primeira vitória do Brasil em seis jogos competitivos e a primeira vitória sob a direção de Dorival Jr., que assumiu o comando da equipe em janeiro.

Desde o apito inicial, o ritmo e as manobras de Vinícius Jr. representaram uma ameaça constante para o Paraguai pelo flanco esquerdo, muito diferente de seu desempenho no empate em 0 a 0 do Brasil com a Costa Rica na primeira partida da fase de grupos, em que sua atuação foi praticamente ineficiente.

Apesar do forte início do Brasil, foi o Paraguai que quase saiu na frente aos 15 minutos do primeiro tempo, quando o chute de Damian Bobadilla desviou em Éder Militão e quase enganou o goleiro brasileiro Alisson Becker, que mostrou reflexos rápidos para defender o chute.

Aos 28 minutos, o Brasil sofreu um pênalti por toque de mão, que Lucas Paquetá desperdiçou, mas o meio-campista compensou a falta sete minutos depois, ao dar um passe de primeira para Vinícius, encerrando uma jogada de equipe fluida.

O atacante Sávio, do Girona, dobrou a vantagem do Brasil depois de pegar um rebote dentro da área, antes de Vinícius Jr. esticar a perna para desviar uma cobrança de Omar Alderete e marcar seu segundo gol da noite nos acréscimos do primeiro tempo.

O Paraguai descontou após o intervalo, com um belo gol de longa distância de Alderete, mas qualquer esperança de recuperação foi rapidamente frustrada quando o Brasil recebeu um pênalti aos 68 minutos, após um toque de mão de Mathias Villasanti.

Apesar de ter perdido o primeiro pênalti, Paquetá se recuperou e não errou na segunda cobrança, levando a torcida brasileira ao delírio no Estádio Allegiant.

No final da partida, os ânimos se exaltaram e Andrés Cubas recebeu um cartão vermelho após dar um chute em Douglas Luiz, e o Brasil aproveitou a vantagem de ter um jogador a mais para vencer o jogo e conquistar os três pontos.

"Particularmente no primeiro tempo, até os 40 minutos, o jogo foi muito equilibrado", disse o técnico do Paraguai, Daniel Garnero, aos repórteres.

"Acho que criamos algumas oportunidades. Infelizmente, aos três minutos, nos distraímos um pouco e eles marcaram dois gols que fizeram uma grande diferença no resultado. E Vinicius é um jogador de elite, sem dúvida alguma."

O Brasil enfrentará a Colômbia, líder do grupo, na Califórnia, na terça-feira, onde um empate será suficiente para garantir a classificação para as quartas de final.

O Paraguai enfrenta a Costa Rica, que mantém uma pequena chance de avançar para as quartas de final, no Texas.

(Reportagem de Aadi Nair em Bengaluru, reportagem adicional de Field Level Media)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasil vence Paraguai por 4 a 1 na Copa América com dois gols de Vini Jr - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte