Espanha e Alemanha lutam pela supremacia na Eurocopa

Por Trevor Stynes

STUTTGART, Alemanha (Reuters) - Espanha e Alemanha, os dois países mais bem-sucedidos do Campeonato Europeu e entre as equipes mais impressionantes da Euro 2024, se enfrentam nas quartas de final na sexta-feira.

Embora cada uma tenha conquistado três títulos da Euro, mais do que qualquer outra nação, e jogado mais partidas no Campeonato Europeu do que qualquer outra equipe, este será apenas o quarto encontro entre elas.

O primeiro foi na França, em 1984, quando a Alemanha Ocidental era a atual campeã e foi sorteada em um grupo com Espanha, Portugal e Romênia.

Elas se enfrentaram no último jogo, com os alemães na liderança com três pontos (dois pontos eram concedidos por uma vitória), enquanto Espanha e Portugal tinham dois cada.

A Espanha desperdiçou uma grande oportunidade no primeiro tempo, quando o pênalti mal cobrado por Lobo Carrasco foi facilmente defendido por Harald Schumacher, mas, um cabeceio de Antonio Maceda aos 45 minutos do segundo tempo fez com que a Espanha se classificasse e mandasse os alemães para casa.

A Alemanha Ocidental se vingou quatro anos depois em casa, quando as equipes foram sorteadas em um grupo com Itália e Dinamarca e novamente se enfrentaram no jogo final, com os alemães na liderança.

A Espanha precisava da vitória para avançar, mas em Munique não foi páreo para os anfitriões e a equipe de Franz Beckenbauer garantiu uma vitória confortável por 2 x 0, graças a dois gols de Rudi Voeller.

No entanto, os alemães não conseguiram conquistar o título, perdendo para a Holanda nas semifinais, e Espanha e Alemanha não se enfrentaram novamente no torneio até a Euro 2008, na Áustria e na Suíça.

Continua após a publicidade

A Espanha havia conquistado um título, quando sediou a competição em 1964, enquanto a Alemanha tinha três, e eles se enfrentaram na final pela primeira vez.

Fernando Torres marcou o único gol e a Espanha conquistou seu segundo título, sua primeira vitória em um grande torneio em mais de 40 anos, iniciando um período de domínio espanhol.

O jogo de sexta-feira tem a sensação de uma final antecipada, com a Espanha sendo a equipe mais empolgante do torneio e a única a vencer todos os quatro jogos, enquanto a anfitriã Alemanha impressionou mais do que outros favoritos antes da Euro. O vencedor seguirá em busca de um quarto título recorde.

Deixe seu comentário

Só para assinantes