Técnicos de Inglaterra e Holanda têm boas lembranças de jogos contra os rivais na Eurocopa

Por Trevor Stynes

(Reuters) - A Inglaterra de Gareth Southgate e a Holanda de Ronald Koeman se enfrentam nas semifinais da Euro 2024 na quarta-feira e ambos os técnicos têm boas lembranças de terem enfrentado os mesmos adversários como jogadores no Campeonato Europeu, mas com resultados finais contrastantes.

Os holandeses foram para a Euro 1988 com Koeman no centro da defesa em um time que incluía Frank Rijkaard, Ruud Gullit, Marco van Basten e o irmão mais velho de Koeman, Erwin, atualmente seu assistente técnico.

Inglaterra e Holanda se enfrentaram na fase de grupos em um jogo decisivo, depois que ambas perderam a partida de abertura, com a Inglaterra sendo surpreendida pela Irlanda e a Holanda sendo derrotada pela União Soviética.

A Inglaterra acertou a trave duas vezes no primeiro tempo antes de Van Basten colocar os holandeses à frente e, embora Bryan Robson tenha empatado o jogo após o intervalo, Van Basten completou seus três gols na vitória por 3 x 1.

Koeman marcou de pênalti na vitória de 2 x 1 na semifinal contra a anfitriã Alemanha Ocidental, mas provavelmente é mais lembrado pelo que aconteceu depois daquele jogo, trocando de camisa com Olaf Thon e fingindo limpar o traseiro com ela.

A Holanda conquistou seu primeiro e até hoje único troféu importante, derrotando os soviéticos na final, e Koeman foi um dos seis jogadores holandeses nomeados para a Equipe do Torneio da Uefa.

Koeman jogou sua última partida pela seleção holandesa na Copa do Mundo de 1994, enquanto Southgate fez sua estreia na Inglaterra no final de 1995 e foi um jogador sempre presente na equipe que carregou os sonhos da Inglaterra na Euro 1996.

A Inglaterra enfrentou a Holanda no Estádio Wembley no último jogo da fase de grupos, com as duas equipes empatadas com quatro pontos na liderança do Grupo A, e os anfitriões fizeram o que foi considerado por muitos como uma de suas melhores atuações.

Continua após a publicidade

A Inglaterra deu uma aula contra os holandeses, abrindo uma vantagem de 4 x 0, com Alan Shearer e Teddy Sheringham marcando duas vezes cada um, antes de Patrick Kluivert descontar a 12 minutos do fim, um gol que os classificou às custas da Escócia.

A vitória fez com que a Inglaterra acreditasse de verdade e, em seguida, venceu a disputa de pênaltis contra a Espanha, mas o empate em 1 x 1 com a Alemanha na semifinal significou que a seleção enfrentaria os pênaltis mais uma vez.

Ambas as equipes acertaram as cinco primeiras cobranças de pênalti antes de Southgate se apresentar para o primeiro pênalti alternado, mas seu chute passou muito perto do goleiro. Andreas Moeller converteu sua cobrança e a Alemanha venceu.

A Inglaterra passou 22 anos sem vencer a Holanda depois daquela vitória, mas Southgate estava no comando quando a equipe encerrou a seca em um amistoso vencido por 1 x 0 em 2018, o primeiro jogo de Koeman como técnico da equipe holandesa.

Koeman se vingou um ano depois com uma vitória por 3 x 1 nas semifinais da Liga das Nações, mas os técnicos agora lutarão em Dortmund por um prêmio muito maior, com uma final da Euro em jogo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes