Colômbia vence Uruguai e vai à final da Copa América; jogadores entram em conflito com torcedores
CHARLOTTE (Reuters) - A Colômbia derrotou o Uruguai por 1 x 0 na semifinal da Copa América de quarta-feira, apesar de ter jogado o segundo tempo com 10 homens, avançando para a decisão contra a Argentina, atual campeã, antes que a noite se tornasse um caos quando jogadores entraram em conflito com torcedores.
A semifinal em Charlotte, na Carolina do Norte, terminou com jogadores uruguaios confrontando torcedores colombianos nas arquibancadas para proteger familiares durante confusão na torcida, enquanto a equipe de segurança tentava restaurar a ordem. A Conmebol disse que estava investigando o incidente.
Relacionadas
Com a maioria do público de mais de 70.000 pessoas torcendo pela Colômbia desde o início, Jefferson Lerma marcou de cabeça o gol da vitória depois que o atacante uruguaio Darwin Núñez perdeu três boas oportunidades de colocar sua equipe à frente.
"Fizemos uma excelente partida. O árbitro não foi bem... A partida foi muito complicada, contra um adversário muito difícil", disse James Rodríguez, que quebrou o recorde do argentino Lionel Messi de cinco assistências em uma única edição da Copa América.
"Mas chegamos a uma final bem merecida. Estou esperando por isso há quase 13 anos, querendo isso. Estamos felizes."
O jogo sofreu uma reviravolta nos acréscimos do primeiro tempo, quando o lateral-direito colombiano Daniel Muñoz deu uma cotovelada no peito de Manuel Ugarte quando o jogo estava parado e recebeu o segundo cartão amarelo.
Com o Uruguai dominando a posse de bola no segundo tempo, o técnico Marcelo Bielsa colocou Luis Suárez em campo aos 22 minutos do segundo tempo, e o veterano atacante quase marcou momentos depois, com o chute do jogador de 37 anos acertando a trave.
Apesar da pressão, a Colômbia conseguiu segurar a vitória, ampliando sua série invicta para um recorde nacional de 28 jogos e chegando à sua primeira final desde 2001, quando conquistou seu único título.
"Eu teria preferido evitar a expulsão do jogador colombiano", disse Bielsa.
"O que aconteceu no segundo tempo, dada a maneira como a Colômbia teve de jogar para manter sua situação com um homem a menos, criou desafios maiores do que os que estávamos enfrentando quando eles tinham 11."
A Colômbia enfrenta a Argentina na Flórida no domingo, enquanto o Uruguai fica em Charlotte para a disputa do terceiro lugar contra o Canadá no sábado. É o melhor desempenho do Uruguai na Copa América desde o último título conquistado em 2011.
(Por Rohith Nair em Bengaluru, reportagem adicional de Field Level Media)