Topo

Argentina conquista Copa América pela 16ª vez após derrotar Colômbia na prorrogação

15/07/2024 08h00

MIAMI GARDENS (Reuters) - A Argentina conquistou o 16º título da Copa América ao derrotar a Colômbia por 1 x 0, graças a um gol de Lautaro Martínez na prorrogação, no domingo, depois que o início do jogo foi adiado por mais de uma hora devido a milhares de torcedores sem ingressos que tentavam entrar no estádio.

Martínez, que saiu do banco de reservas na prorrogação, recebeu uma bola precisa de Giovani Lo Celso e, aos 7 minutos do segundo tempo, chutou por cima do goleiro colombiano Camilo Vargas, provocando uma grande comemoração no Hard Rock Stadium, na Flórida.

Relacionadas

O mais recente título da Argentina vem na sequência de seus triunfos na Copa do Mundo de 2022 e na Copa América de 2021, e dá a Lionel Messi, oito vezes vencedor da Bola de Ouro, a despedida perfeita no que provavelmente será seu último torneio pela seleção.

A vitória, que fez com que a Argentina passasse à frente do Uruguai após empate em 15 títulos da Copa América, marcou a última partida de Ángel di María pela seleção.

O zagueiro Nicolás Otamendi, de 36 anos, também está prestes a encerrar sua carreira pela Argentina.

"A verdade é que isso estava escrito, era assim", afirmou Di María, de 36 anos. "Eu sonhei com isso, sonhei que chegaria à final, venceria e me aposentaria dessa maneira."

"Tenho tantos sentimentos bonitos e sou eternamente grato a esta geração e hoje estou saindo desta forma com um título."

A Conmebol adiou o horário de início da partida três vezes depois que um vídeo nas mídias sociais mostrou a segurança brigando com os torcedores enquanto eles corriam e tentavam invadir os portões do estádio.

Uma testemunha da Reuters viu várias pessoas sendo expulsas do estádio pela equipe de segurança do local, que sediará jogos durante a Copa do Mundo de 2026.

"Foi difícil porque muitos estavam com suas famílias do lado de fora, eles não sabiam o que estava acontecendo", disse Cristian Romero, da Argentina, à TyC Sports. "Não parecia uma final, havia muita comoção e muita preocupação."

O torneio já havia sido abalado por uma série de problemas organizacionais.

Os jogadores uruguaios se envolveram em confrontos com torcedores colombianos, enquanto um árbitro assistente teve de ser hospitalizado depois de desmaiar em condições de calor e umidade durante a fase de grupos.

"MERECÍAMOS MAIS"

A derrota encerrou uma série invicta de 28 jogos da equipe de Néstor Lorenzo, cuja última derrota também foi contra a Argentina em fevereiro de 2022.

"Dói depois de um torneio pelo qual toda a equipe lutou, dói quando você compete para vencer e sentimos que merecíamos mais", disse o defensor Sánchez depois que as esperanças da Colômbia de conquistar o primeiro título da Copa América desde 2001 foram frustradas.

"Queríamos dar a vitória a um país que a merece, a Colômbia merece tudo, e saímos de mãos vazias, mas vamos continuar."

O capitão da Colômbia, James Rodríguez, foi eleito o melhor jogador do torneio depois de dar seis assistências para quebrar o recorde de Messi de cinco em uma única edição da Copa América.

(Por Aadi Nair em Bengaluru e Angelica Medina na Cidade do México, reportagem adicional de Field Level Media)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Argentina conquista Copa América pela 16ª vez após derrotar Colômbia na prorrogação - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte