Federação colombiana culpa esquema de segurança da Copa América por prisão de presidente e filho

(Reuters) - A Federação Colombiana de Futebol (FCF) culpou a segurança privada da final da Copa América pelo incidente que levou à prisão de seu presidente e de seu filho, mas também pediu desculpas aos organizadores após cenas caóticas dentro do Hard Rock Stadium, na Flórida.

O presidente da federação, Ramon Jeserun, de 71 anos, e seu filho Ramon Jamil, de 43 anos, foram presos após uma discussão no estádio pouco depois da meia-noite, de acordo com os relatórios de prisão da polícia de Miami, que acusou os dois de agressão.

Jeserun e seu filho foram detidos após brigarem com guardas em um túnel de acesso ao campo. A FCF disse que eles estavam apenas tentando chegar à cerimônia de premiação após a vitória da Argentina sobre a Colômbia em Miami, mas foram impedidos devido às medidas de segurança reforçadas.

"Os funcionários da segurança privada do estádio impediram o acesso oportuno e direto ao campo para a maioria dos membros da delegação colombiana, apesar de estarem devidamente identificados com o crachá oficial da organização", disse a FCF em comunicado.

A FCF acrescentou que as tensões aumentaram quando eles não foram liberados. De acordo com a polícia, o filho de Jeserun agarrou um guarda pelo pescoço e o jogou no chão, onde lhe deu um soco e um chute na cabeça.

"Ramon Jesurun, movido por seu instinto paternal... correu para reclamar sobre o que aconteceu, mas acabou sendo dominado pela situação, já que estava no corredor com sua esposa, filhos, filhas e netos", acrescentou a FCF.

"Como órgão dirigente do futebol colombiano, lamentamos o ocorrido e apresentamos nossas desculpas aos organizadores do torneio, ao país anfitrião e às pessoas que foram afetadas."

"Por sua vez, o presidente Jesurun lamenta profundamente esses eventos, que nunca deveriam ter acontecido e que resultaram em um movimento paternal e instintivo para proteger seu filho e sua família."

A final da Copa América começou com mais de uma hora de atraso depois que a polícia iniciou um bloqueio que deixou centenas de torcedores presos do lado de fora do Hard Rock Stadium.

Continua após a publicidade

Dezenas de torcedores foram presos e mais de 50 pessoas foram expulsas do local depois que vários torcedores sem ingressos tentaram entrar no estádio.

A Argentina venceu a Colômbia por 1 x 0 na partida.

(Reportagem de Rohith Nair, em Bengaluru)

Deixe seu comentário

Só para assinantes