Jogos Olímpicos morrerão sem público e competidores jovens, diz COI

*Com informações da agência de notícia Reuters

Por Karolos Grohmann

PARIS (Reuters) - A introdução de novos esportes e de locais mais urbanos e visualmente espetaculares é necessária para atrair o público jovem e garantir a sobrevivência dos Jogos Olímpicos, disse o Comitê Olímpico Internacional (COI) na terça-feira.

O COI reformulou o processo de inclusão de esportes nos Jogos há alguns anos, eliminando o período de espera de sete anos, e introduziu uma série de novos esportes para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, incluindo surfe, escalada esportiva e skate.

Os organizadores dos Jogos de Paris mantiveram os três e acrescentaram o breakdance para tentar atrair um público mais jovem e também abrir novas oportunidades para patrocinadores e emissoras.

"Se não conseguirmos que os jovens pratiquem esportes, não estaremos aqui por muito mais tempo", disse o porta-voz do COI Mark Adams.

"Temos que atrair o público jovem e ir onde eles estão... temos que atrair os jovens para o esporte ou estaremos mortos, basicamente."

Muitos desses esportes e outras modalidades estão sendo realizados em locais temporários ao ar livre no centro de Paris para aproximá-los da população em geral, em vez de realizá-los em locais esportivos tradicionais.

O basquete 3x3, o skate e o breaking estão sendo realizados no La Concorde, no centro da cidade. A maratona aquática e o triatlo usarão o rio Sena que flui pelo centro de Paris - se os níveis de poluição permitirem - enquanto a Polinésia Francesa sedia a competição de surfe, proporcionando um cenário visual espetacular do Pacífico Sul.

Continua após a publicidade

"Todos esses esportes, os formatos, a maneira como apresentamos os esportes... temos que continuar a mudar. É mudar ou ser mudado. Gostamos de liderar a mudança e não de sermos liderados por ela."

Recentemente, o COI também assinou um acordo de 12 anos com a Arábia Saudita para organizar os Jogos Olímpicos de e-sports, em outra iniciativa para atingir um público mais jovem e atraí-lo para os Jogos Olímpicos.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.