Sifan Hassan correrá 5.000m, 10.000m e a maratona nos Jogos de Paris

Por Amy Tennery

PARIS (Reuters) - A corredora holandesa Sifan Hassan afirmou nesta quarta-feira que defenderá seus títulos olímpicos nas provas de 5.000 metros e 10.000 metros e ainda disputará a maratona nos Jogos de Paris, assumindo uma agenda de provas surpreendente, apesar de ter desistido de competir nos 1.500 metros.

Hassan, que inicialmente estava inscrita para competir nos quatro eventos, causou espanto no atletismo mundial quando tentou uma tripla conquista olímpica sem precedentes nos 1.500m, 5.000m e 10.000m em Tóquio há três anos.

Uma das corredoras mais duras na pista, Hassan levou um tombo na primeira bateria dos 1.500m, mas voltou com tudo para avançar na eliminatória e, por fim, conquistar o bronze.

Mais tarde, ela disse que o estresse de disputar as três provas em Tóquio a deixou exausta, mas agora ela era só sorrisos ao anunciar um novo programa exaustivo para Paris.

"Estou muito curiosa para saber o que vai acontecer", disse a corredora nascida na Etiópia a repórteres.

Hassan iniciará sua campanha olímpica com a rodada de abertura dos 5.000m na sexta-feira e a final marcada para segunda-feira.

Com a corrida de medalha dos 10.000m marcada para 9 de agosto, ela terá menos de 48 horas de descanso antes de tentar a maratona, o que a torna uma tarefa surpreendentemente difícil.

"Para qualquer outra pessoa, isso seria uma loucura!", escreveu o grande velocista aposentado dos EUA Michael Johnson na plataforma de mídia social X. "Não acredito que exista um atleta que goste mais de correr do que Sifan Hassan."

Continua após a publicidade

Hassan já demonstrou que pode ser uma força brutal na maratona, vencendo em sua estreia em Londres em 2023 e, mais tarde naquele ano, em Chicago, com o segundo tempo mais rápido de todos os tempos.

Em março deste ano, ela ficou em quarto lugar na Maratona de Tóquio, outra das principais maratonas do mundo.

Hassan disse aos repórteres que passou a maior parte de seus treinos pré-olímpicos em Park City, Utah, para aproveitar a altitude, esforçando-se durante alguns meses desafiadores de treinamento.

"Estou muito nervosa para a maratona... é por isso que me esforcei muito", disse ela.

Espera-se que o percurso da maratona de Paris seja particularmente complicado, com muitas colinas, mas Hassan disse aos repórteres que usaria o nervosismo a seu favor ao sair de sua zona de conforto.

"Às vezes é bom quando estou nervosa... Eu me saio melhor", disse ela, explicando que havia aproveitado o frio na barriga para obter um excelente resultado em sua estreia nas maratonas, em Londres. "Talvez o resultado seja lindo."

Deixe seu comentário

Só para assinantes