Topo

Mbappé vira herói e Neymar é 'diabólico' por expulsão na volta ao PSG

Neymar foi expulso ao levar o segundo cartão amarelo por simular pênalti na partida do PSG contra o Strasbourg - Sarah Meyssonnier/Reuters
Neymar foi expulso ao levar o segundo cartão amarelo por simular pênalti na partida do PSG contra o Strasbourg Imagem: Sarah Meyssonnier/Reuters

29/12/2022 12h01

Na França, torcedores e a imprensa esportiva exaltaram Kylian Mbappé pelo gol que decretou a vitória do PSG sobre o Strasbourg. Neymar, expulso por dois amarelos, foi alvo de críticas.

Do Qatar ao Parque dos Príncipes, ele [Mbappé] continua a agitar multidões, encantar os torcedores de futebol e fazer história. O PSG venceu o adversário no final da partida graças ao seu inevitável atacante, herói de uma noite complicada para o time", escreveu o diário Le Parisien.

Ídolo e salvador. A cota de popularidade de Mbappé na capital francesa nunca esteve tão alta. Nem mesmo quando renovou o contrato com o clube até 2025 a imagem do jogador esteve tão boa", escreveu o jornal esportivo L'Équipe.

O pênalti cobrado pelo camisa 7 no final da partida, que selou a vitória do time parisiense por 2 a 1 sobre o vice-lanterna no primeiro jogo após a Copa do Mundo, ilustrou o texto do periódico. O "sangue-frio" demonstrado por ele na cobrança também foi destacado pela imprensa.

Com o resultado, o PSG segue com oito pontos de vantagem na liderança do Francês.

Duas caras de Neymar: maravilhoso e diabólico

Se Mbappé foi pintado como o herói pela vitória, Neymar quase virou o vilão.

  • A imprensa esportiva lamentou a expulsão do craque brasileiro, que recebeu dois cartões amarelos em dois minutos no segundo tempo e desfalcou a equipe.
  • Ele ainda deixou o estádio antes mesmo do final da partida, conforme informaram a emissora Canal + e o jornal L'Équipe.

Por cerca de uma hora, Neymar parecia estar em grande forma, apesar de não ser bem-sucedido em todas as jogadas, mas foi quem mais animou o setor ofensivo. Foi dele o passe para o zagueiro Marquinhos abrir o placar. No entanto, onde tem Neymar, a tensão não está muito longe", apontou o L'Équipe.

O jornal afirmou que o camisa 10 do PSG fez uma "simulação grotesca" e que mereceu ser expulso da partida.

Por um lado, maravilhoso e decisivo. Por outro, diabólico e irritante. É esta segunda versão que predomina ao final do jogo, onde ele deixou sua equipe com 10 em campo após ser punido ao colocar a mão no adversário e, na sequência, expulso por simular um pênalti", opinou o Le Parisien.

O diário ressaltou que Neymar demonstrou suas "duas caras" que o público parisiense está acostumado a ver desde sua chegada, em 2017. A publicação também lembrou que foi a quinta expulsão de Neymar com a camiseta do PSG, a quarta após receber dois amarelos.

Tratamento diferenciado?

Antes mesmo da partida contra o Strasbourg, Neymar e Mbappé já haviam estado em evidência após o Mundial do Qatar.

O jogador francês surpreendeu torcedores e o próprio clube ao voltar aos treinos três dias após a derrota para a Argentina na final da Copa do Mundo. Neymar e Marquinhos se reapresentaram no PSG no dia seguinte.

Na volta aos gramados, Mbappé foi recebido com cânticos e muito entusiasmo pelos torcedores que lotaram o Parque dos Príncipes para o jogo válido pela 16ª rodada do campeonato francês.

A torcida organizada Ultra Paris entoou nas arquibancadas uma nova música dedicada a Mbappé, conforme destacado pelo L'Équipe, um privilégio apenas concedido anteriormente aos ex-jogadores Edinson Cavani e Raí.

Além da canção, faixas foram exibidas pelos torcedores com dizerem como "Kylian, o futuro te pertence", e ainda "Artilheiro da Copa do Mundo, puro produto parisiense, o campeão é você".