Topo

Scheidt disputa a Semana Olímpica de Spa a partir de quarta-feira

20/05/2003 15h38

Da Redação
Em São Paulo

Depois da quarta colocação na Europa Cup, encerrada domingo, em Muiderzand, o brasileiro Robert Scheidt tem pela frente outra difícil competição na Holanda.

Em Medemblik, entre quarta-feira e domingo, o hexacampeão mundial da classe Laser disputa a Semana Olímpica de Spa, considerada pelo brasileiro um Grand Slam da vela devido à importância da disputa e ao nível dos participantes.

Válido pelo Pré-Olímpico Europeu e também pela Copa do Mundo da ISAF (Federação Internacional de Vela), a Semana de Spa tem três regatas diárias programadas entre quarta e sexta-feira, quando os 179 barcos inscritos na classe Laser disputam classificação para a fase final, que será disputada no sábado e no domingo.

"A Semana de Spa é, sem dúvida, um dos quatro mais importantes torneios da vela no mundo. Será um campeonato de altíssimo nível técnico, um minicampeonato Mundial", disse Scheidt.

Após o sétimo lugar obtido na Semana Olímpica de Hyères, na França, e a quarta colocação na Europa Cup, a Semana de Spa será a terceira competição européia de Robert Scheidt em 2003. Em Medemblik, o brasileiro terá como principais adversários o finlandês Roope Suomalainen, vencedor em Hyères, além do australiano Michael Blackburn, do inglês Paul Goodison e do norte-americano Mark Mendelblatt, que terminaram a Europa Cup empatados na liderança.

Scheidt já conquistou o título da Semana de Spa quatro vezes: 1996, 1997, 1998 e 2002. "Venci três regatas na Europa Cup e estou conseguindo velejar bem melhor do que em Hyères. Também já estou adaptado ao frio de Medemblik, onde está chovendo e a temperatura é de 11 graus nesta terça-feira. Espero que essas condições adversas não atrapalhem a disputa das regatas."