Topo

Regatas são canceladas, e Scheidt é campeão na Laser da Semana de Spa

24/05/2003 16h39

Da Redação
Em São Paulo

Mesmo sem disputar nenhuma das três regatas programadas para este sábado por causa dos ventos fracos, o brasileiro Robert Scheidt conquistou por antecipação o pentacampeonato da classe Laser da Semana de Spa, uma das competições mais importantes e tradicionais do mundo.

Com 12 pontos perdidos na classificação geral, Scheidt não pode mais ser alcançado por nenhum de seus adversários mesmo que não participe da última prova do campeonato, programada para este domingo, em Medemblik, na Holanda.

"Estou muito feliz porque essa é minha primeira conquista internacional em 2003. Fiz um ótimo campeonato, consegui chegar na flotilha ouro sem nenhum resultado ruim e ainda contei com a sorte neste sábado", declarou o brasileiro, campeão em Spa também em 96, 97, 98 e 2002.

Na segunda colocação da classe Laser está o sueco Karl Suneson, com 16 pontos perdidos, seguido pelo inglês Paul Goodison, com 18, todos já com o descarte do pior resultado. Scheidt obteve seis vitórias, dois terceiros lugares e um quarto, que acabou descartado. Assim, mesmo que Robert não participe da última regata e que a vitória seja de Suneson, o sueco chegará a 13 pontos perdidos.

O título da Semana de Spa é o quarto de Robert Scheidt na classe Laser em 2003. Antes, o hexacampeão mundial foi campeão paulista, brasileiro e da Semana Pré-Pan-Americana. Eleito o melhor velejador do mundo pela ISAF (Federação Internacional de Vela) em 2001, este ano Scheidt também ficou em sétimo na Semana Olímpica de Hyères, na França, e em quarto na Europa Cup, também na Holanda.

Depois de mais essa conquista, o velejador retorna ao Brasil para disputar o Match Race Brasil, competição de oceano programada para Búzios a partir da próxima sexta-feira.

Em seguida, ele retoma os treinamentos para competir na Semana de Kiel, em junho, na Alemanha, e nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em agosto, na República Dominicana. No Pan, Scheidt vai em busca do tricampeonato, uma vez que venceu em Mar del Plata, na Argentina, em 1995, e em Winnipeg, no Canadá, em 1999.