Topo

Torben Grael e Marcelo Ferreira ficam em segundo na Semana de Spa

26/05/2003 06h59

Da Redação
Em São Paulo

Os brasileiros Torben Grael e Marcelo Ferreira, medalhistas de ouro nas Olimpíadas de Atlanta-1996 e bronze em Sydney-2000, ficaram em segundo lugar na classe Star da Semana de Spa, uma das mais tradicionais provas da vela mundial. Na última regata, disputada neste domingo, a dupla ficou em segundo lugar e totalizou 46 pontos perdidos.

A vitória na nona regata foi dos suíços Flavio Marazzi e Enrico de Maria, que terminaram a competição na 16ª colocação. O título ficou com os britânicos Iain Percy e Steve Mitchel, que nem terminaram a última regata, com 29 pontos perdidos.

Outro brasileiro bem classificado foi Ricardo Winicki, o Bimba. Ele ficou em terceiro lugar na classe Mistral, com 18 pontos perdidos, vencendo no desempate o chinês Zhou Yuanguo.

Winicki, que não completou a última regata, ficou em segundo lugar a maior parte da competição, mas acabou ultrapassado pelo argentino Marcos Galvan, que totalizou 16 pontos perdidos. O título foi para o neo-zelandês Jon-Paul Tobin, com 9 pontos perdidos.

O também brasileiro João Signorini terminou sua participação na classe Finn na 17ª colocação, com 60 pontos perdidos -na última regata, ele terminou em 25º lugar, que acabou servindo como descarte. O título foi para o britânico Ben Ainslie, ex-rival de Robert Scheidt na classe Laser, com 12 pontos perdidos e vitórias em quatro das sete regatas.

Na class 49er, os brasileiros André Fonseca e Rodrigo Duarte se recuperaram no último dia e terminaram em 13º lugar, com 65 pontos perdidos. Nas duas últimas regatas, eles ficaram em primeiro e em terceiro lugar. O título foi para os britânicos Chris Draper e Simon Hiscocks, com 25 pontos perdidos.

Robert Scheidt, da classe Laser, nem terminou a última regata, pois já estava com o título assegurado. No sábado, com o cancelamento de três regatas, ele havia garantido o pentacampeonato, com 12 pontos perdidos, seguido pelo sueco Karl Suneson, com 16 pontos perdidos.

O segundo melhor brasileiro da Laser foi André Streppel no 29º lugar, com 87 pontos perdidos. Depois, vieram Andreas Perdicaris, em 84º lugar, com 196 pontos perdidos, Paulo André Pomerantzeff, em 107º, com 229, e Carlos Fanucchi, em 129º, com 307.