Topo

Regatas são canceladas, e Scheidt fica em segundo na Semana de Kiel

29/06/2003 18h12

Da Redação
Em São Paulo

O velejador Robert Scheidt, hexacampeão mundial da classe Laser, ficou com o vice-campeonato da Semana de Kiel, um dos torneios mais importantes de vela no mundo e que, na edição deste ano, a 121ª da história, contou com aproximadamente 5 mil iatistas competindo em 27 classes.

Neste domingo, último dia do torneio, a falta de ventos impediu a realização das três regatas previstas. Assim, o brasileiro terminou em segundo lugar, com 36 pontos perdidos, atrás somente do polonês Maciej Grabowski, atual 27º colocado do ranking da ISAF (Federação Internacional de Vela), que obteve 30 pontos perdidos. O terceiro colocado em Kiel foi o inglês Paul Goodison, primeiro do ranking, que terminou o campeonato com 40 pontos perdidos.

"Infelizmente não pude competir neste domingo e brigar pelo tricampeonato. Mas acabei fazendo uma boa competição e o segundo lugar me deixa bastante satisfeito, pois o nível dos competidores estava muito elevado", declarou o iatista, eleito pela ISAF o melhor velejador do mundo em 2001 e que ocupa atualmente a quarta colocação do ranking.

Nos quatro dias em que competiu na Alemanha, Scheidt disputou 12 regatas e obteve os seguintes resultados: três vitórias, três vezes em segundo, duas em quarto, um quinto, um sexto e um oitavo lugares, além de descartar um 12º lugar.

Bicampeão em 1999 e 2000, Robert Scheidt já disputou a Semana de Kiel em outras sete oportunidades. Além de 2003, ele também foi vice-campeão em 1995 e 1998, terceiro em 2001, quinto em 1993, sexto em 1997 e sétimo em 1994.

A Semana de Kiel foi a quarta competição de Scheidt na Europa este ano. Antes, o brasileiro foi sétimo na Semana Olímpica de Hyères, na França, quarto na Europa Cup e campeão da Semana de Spa, ambos na Holanda. No Brasil, o iatista foi campeão brasileiro pela nona vez e paulista pela oitava, entre outros títulos.

Depois de competir com 156 velejadores na classe Laser em Kiel, Robert Scheidt retorna ao Brasil esta semana para finalizar a preparação para os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em agosto, na República Dominicana. Antes de tentar o tricampeonato, uma vez que venceu em Mar Del Plata (Argentina), em 1995, e em Winnipeg (Canadá), em 1999, o iatista participa da tradicional Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em julho.

Na classe Star, Torben Grael e Marcelo Ferreira, que ganharam medalha de bronze nas Olimpíadas de Sydney, ficaram em sexto lugar, com 72 pontos perdidos. A vitória ficou com os alemães Marc Pickel e Tony Kolb, com 30 pontos perdidos.