Topo

Robert Scheidt fica em 9º lugar no primeiro dia da Semana Pré-Olímpica

20/08/2003 13h33

Da Redação
Em São Paulo

O brasileiro Robert Scheidt foi mal em seu primeiro dia de disputa da Semana Pré-Olímpica de Atenas. Nesta quarta-feira, ele terminou na quarta colocação após as duas regatas disputadas da classe Laser. A competição serve para os velejadores se acostumarem com as condições climáticas da raia das Olimpíadas de 2004.

A competição vai até o dia 27, com mais nove regatas. Com os resultados desta quarta (15º lugar na primeira regata e 4º na segunda), Scheidt já deverá utilizar o seu descarte logo na primeira prova, já que foi considerado um resultado ruim.

Apesar dos ventos muito irregulares, Scheidt comemora o desempenho na segunda regata, que melhorou, um pouco, sua posição nesta quarta-feira.

"Foi um dia muito difícil. Velejei com ventos variando entre 10 e 15 nós, larguei bem na primeira regata, mas depois errei bastante e não passei da 15ª colocação. Velejei bem melhor na segunda prova do dia e o quarto lugar ficou de bom tamanho", disse Scheidt, que em 2002 terminou a competição na 12ª posição.

O vencedor da primeira regata foi o sueco Daniel Birgmark. Em segundo lugar ficou o canadense Bernard Luttmer, seguido pelo austríaco Andreas Geritzer, pelo norueguês Peer Moberg e pelo francês Felix Pruvot.

Na segunda regata, a vitória ficou com o esloveno Vasilij Zbogar, seguido pelo polonês Maciej Grabowski e pelo argentino Diego Romero.

Na classificação geral, a liderança é do sueco Daniel Birgmark, com nove pontos perdidos. Em segundo lugar está o esloveno Vasilij Zbogar, com 13 pontos, enquanto o croata Mate Arapov está em terceiro, com 14. Robert Scheidt tem 19 pontos perdidos.

Scheidt, que foi campeão dos Jogos Pan-Americanos com ampla facilidade, vencendo as dez regatas que disputou, está atrás do centésimo título de sua carreira. Depois da Semana Pré-Olímpica, ele vai para o Mundial de Cadiz, na Espanha, em que tenta o heptacampeonato.