Topo

Robert Scheidt recupera-se e assume liderança da Semana Pré-Olímpica

22/08/2003 14h37

Da Redação
Em São Paulo

O brasileiro Robert Scheidt, hexacampeão mundial e tricampeão pan-americano da classe Laser, deu nesta sexta-feira um grande passo para a conquista do centésimo título da carreira. Com uma vitória e um segundo lugar nas duas regatas do dia, o brasileiro saltou da nona colocação para a liderança da Semana Pré-Olímpica de Atenas.

A competição está sendo disputada para que os velejadores se acostumem com as condições climáticas na raia em que serão disputadas as Olimpíadas do próximo ano.

"Foi um dia bem melhor, com ventos entre 10 e 18 nós. Agora comecei a velejar da maneira correta aqui em Atenas e ganhei a motivação de que precisava para o restante do campeonato", disse o brasileiro, que agora possui 22 pontos perdidos. Na quarta-feira, primeiro dia de disputa, Scheidt obteve um 15º e um quarto lugares.

Na vice-liderança do campeonato, ainda sem o descarte a que cada velejador tem direito, estão empatados o sueco Daniel Birgmark e o croata Mate Arapov, ambos com 24 pontos perdidos. Nesta sexta, o sueco, campeão em 2002, não passou de uma 12ª e uma 3ª colocações. Já Arapov ficou em terceiro lugar na primeira regata e em sétimo na segunda.

"Foi uma sexta-feira muito boa porque, além de eu ter obtido dois bons resultados, meus adversários não foram muito bem", comentou o atual segundo colocado do ranking da Federação Internacional de Vela (ISAF). "Larguei bem na primeira regata e cheguei em segundo. Na segunda prova já não saí tão bem, mas consegui chegar à frente com uma boa folga", completou.

A Pré-Olímpica de Atenas tem mais duas regatas previstas para este sábado na classe Laser. No total serão 11 provas até quinta-feira. Depois desta competição, Robert Scheidt disputa em setembro o Campeonato Mundial, em Cadiz, na Espanha, onde vai tentar o heptacampeonato.