Topo

Scheidt perde a liderança da Pré-Olímpica no penúltimo dia das regatas

27/08/2003 15h59

Da Redação
Em São Paulo

O brasileiro Robert Scheidt, hexacampeão mundial, campeão olímpico e tricampeão pan-americano de vela, perdeu nesta quarta-feira a liderança da Semana Pré-Olímpica de Atenas, competição preparatória para as regatas dos Jogos Olímpicos, que acontecem no próximo ano na capital grega.

No penúltimo dia da competição, o sueco Daniel Birgmark assumiu a liderança isolada, com 43 pontos perdidos, com um ponto de diferença sobre Scheidt. A terceira colocação é do croata Mate Arapov, que possui 49 pontos perdidos e ainda tem chances de ficar com o título.

A última regata do campeonato está prevista para esta quinta-feira, e Scheidt fica com o título se chegar na frente do sueco, desde que entre os 12 primeiros colocados.

"Ficou tudo para a regata desta quinta. Fui terceiro na única prova desta quarta, mas acabei ganhando uma posição porque o australiano Michael Blackburn foi desclassificado por ter largado escapado", contou Scheidt, de 30 anos.

Ainda confiante na conquista do centésimo título da carreira, Robert Scheidt acredita que será acompanhado de perto por Birgmark, campeão da Pré-Olímpica do ano passado, na regata decisiva desta quinta.

"Ele deve tentar largar bem e ficar o mais próximo possível de mim. Mas ele também precisa ter cuidado porque o Arapov pode se beneficiar dessa situação, vencer a regata e ficar com o título", afirmou o brasileiro, atual segundo colocado do ranking da Federação Internacional de Vela (ISAF).

Dono de 99 títulos na carreira, Scheidt disputa a Pré-Olímpica de Atenas pelo segundo ano consecutivo para conhecer melhor a raia, a organização e a estrutura que encontrará nos Jogos Olímpicos de 2004, quando vai tentar a terceira medalha olímpica (foi ouro em Atlanta/96 e prata em Sydney/2000). Em 2002, o brasileiro terminou a Pré-Olímpica na 12ª colocação.