Topo

Robert Scheidt conquista o 100º título da carreira em Atenas

28/08/2003 10h57

Da Redação
Em São Paulo

Primeiro e único brasileiro a acumular seis títulos mundiais de uma modalidade olímpica e um dos poucos atletas do país a ter no currículo duas medalhas olímpicas (ouro em Atlanta-1996 e prata em Sydney-2000), o velejador Robert Scheidt estabeleceu nesta quinta-feira mais uma marca histórica: a de 100 títulos na carreira.

Com o quinto lugar obtido na última regata da Pré-Olímpica de Atenas, Scheidt ultrapassou o sueco Daniel Birgmark na classificação geral e venceu a competição com 49 pontos perdidos, apenas dois a menos que seu adversário, oitavo colocado na prova decisiva. O croata Mate Arapov chegou em sétimo e terminou o campeonato na terceira posição, com 56 pontos perdidos.

"Foi uma das finais mais emocionantes da minha carreira, atrás somente da decisão em Atlanta. A regata decisiva foi muito excitante, com o Birgmark praticamente o tempo todo na minha frente. Mas no final deu tudo certo, pois consegui ultrapassá-lo a poucos metros da final", contou o brasileiro.

A regata desta quintafoi vencida pelo polonês Maciej Grabowski, que terminou a Pré-Olímpica apenas na nona posição. Nas 11 regatas que disputou, Robert Scheidt obteve duas vitórias, dois segundos, um terceiro, um quarto, dois quintos, um 11º e um 15º lugares, além do descarte da 24ª colocação em uma das regatas. Na edição do ano passado da Pré-Olímpica, o brasileiro foi 12º colocado, enquanto Birgmark ficou com o título.

"Eu sempre disse que o 100º título da minha carreira não podia ser conquistado em uma competição qualquer. E conquistá-lo aqui em Atenas, na mesma raia onde serão disputadas as regatas da Olimpíada de 2004, é sensacional", comemorou Scheidt, de 30 anos, atual segundo colocado do ranking da Federação Internacional de Vela (Isaf).