Topo

Em 11º na Mistral, Ricardo Winicki é o melhor brasileiro no Mundial

17/09/2003 16h44

Da Redação
Em São Paulo

Os brasileiros seguem com participação discreta no Campeonato Mundial de vela, que está sendo disputado em Cadiz, na Espanha. O mais bem colocado é Ricardo Winicki, o Bimba, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, que está em 11º lugar na classe Mistral.

João Signorini até começou bem na classe Finn, vencendo a primeira regada do dia, mas em seguida foi desclassificado da segunda regata e caiu para a 41ª posição no geral.

O desempenho do Brasil deve começar a melhorar nesta quinta-feira, pois começarão a ser disputadas as regatas da classe Laser. Nessa categoria, Robert Scheidt acabou de ganhar a Semana Pré-Olímpica de Atenas, tem seis títulos mundiais e um olímpico.

MISTRAL MASCULINO

Nas duas regatas desta quarta-feira, Ricardo Winicki, atual vice-campeão mundial, ficou em terceiro e em quinto lugar. O vencedor das duas provas foi o polonês Przemek Miarczynski, que ocupa a liderança na classificação geral, com apenas 5 pontos perdidos.

O desempenho do velejador polonês é excelente, já que venceu cinco das seis regatas disputadas até agora. O pior resultado dele foi a oitava colocação na quarta prova. Bimba, com o fim do terceiro dia de disputa, foi para o 11º lugar, com 31 pontos perdidos.

MISTRAL FEMININO

Entre as mulheres, Carol Borges vai mal na classe Mistral. Nas duas regatas desta quarta-feira, ela ficou em 53º e 57º lugar. Com isso, ocupa apenas a 51ª posição na classificação geral, com 241 pontos perdidos.

Na primeira regata do dia, a vitória ficou com a israelense Lee Korsitz e, na segunda, foi para a australiana Allison Shreeve. A liderança na classificação geral é de Korsitz, com 15 pontos perdidos, seguida por Shreeve, com 23 pontos.

STAR

Medalha de bronze nas Olimpíadas de Sydney, Torben Grael e Marcelo Ferreira também têm desempenho abaixo do esperado na classe Star. Nas regatas desta quarta, eles ficaram em 17º e em 5º lugar, chegando à 18ª colocação na classificação geral, com 39 pontos perdidos.

Uma semana depois de conquistarem o título europeu, Grael e Ferreira já ficaram muito longe da liderança, que é dos britânicos Iain Percy e Steven Mitchell, com apenas 5 pontos perdidos. Eles são seguidos de perto pelos franceses Xavier Rohart e Pascal Rambeau, com 8 pontos.

EUROPA
As duas representantes brasileiras na classe Europa continuam muito longe da disputa pelos primeiros lugares. A melhor colocada é Roberta Borges, que conseguiu um 10º e um 26º lugares nesta quarta e agora ocupa o 73º lugar na classificação geral. Já Paola Sass é a 113ª, depois de conquistar um 25º e 51º lugares nas regatas do dia.

FINN
A disputa nesta classe começou bem para o brasileiro João Signorini, que venceu a primeira regata do dia. Na segunda etapa, porém, ele acabou desclassificado por queimar a largada.

Com isso, caiu para a 41ª posição, com 84 pontos perdidos. O líder é o belga Sebastien Godefroid, com uma vitória e um segundo lugares, somando três pontos perdidos.