Topo

Robert Scheidt fecha 1º dia da classe Laser em segundo lugar no Mundial

18/09/2003 13h00

Da Redação
Em São Paulo

O brasileiro Robert Scheidt terminou o primeiro dia de disputa da classe Laser do Campeonato Mundial na segunda colocação. Nesta quinta-feira, ele ficou em quarto lugar na primeira regata, mas ganhou a segunda prova, ao lado do português Gustavo Lima.

Scheidt, que há duas semanas conquistou o centésimo título de sua carreira com a vitória na Semana Pré-Olímpica de Atenas, está atrás do sétimo título mundial, o que manteria sua hegemonia na categoria.

A primeira regata do dia também foi vencida por Gustavo Lima, que lidera a classificação geral, com dois pontos perdidos, contra cinco de Scheidt.

A terceira colocação é do turco Ali Kemal Tukekci, com cinco pontos perdidos, seguido pelo sueco Daniel Birgmark, principal rival de Scheidt na Semana Pré-Olímpica, com seis pontos, e pelo sueco Karl Suneson, também com seis pontos.

"Foi um começo bastante complicado. São muitos barcos e, por esse motivo, fomos divididos em quatro flotilhas (grupos). Na primeira regata fui quinto, mas um dos iatistas que chegaram na minha frente era de outra flotilha", contou Scheidt, 30.

"Já consegui uma vitória e isso me motiva ainda mais. O campeonato está apenas começando e muita coisa ainda vai acontecer", completou Scheidt, que velejou neste primeiro dia de provas com ventos rondados, vindos da terra e com velocidade aproximada de 15 nós.

Outros quatro brasileiros estão na disputa. O melhor deles é André Streppel, que ocupa o 18º lugar, com 13 pontos perdidos. Bruno Fontes está em 53º, com 28, Mateus Tavares é o 91º, com 46, e Leonardo de Carlos Back é o 129º, com 65 pontos perdidos.