Topo

De volta ao Brasil, Scheidt fala em tentar título mundial na Turquia em 2004

26/09/2003 15h53

Da Redação
Em São Paulo

O velejador Robert Scheidt retornou ao Brasil nesta sexta-feira pela manhã sem nenhuma lamentação pelo vice-campeonato obtido no Mundial de Cadiz, encerrado na quarta-feira, na Espanha.

Ciente de que fez um bom campeonato mundial e conseguiu resultados expressivos nas principais competições da vela no mundo, o brasileiro vai tirar alguns dias de folga, não disputa mais nenhum campeonato da classe Laser até o final do ano, mas promete voltar com tudo em 2004.

"O lado positivo do vice-campeonato mundial é que vou disputar a competição de 2004, na Turquia, com muita mais vontade de ser campeão", afirma Scheidt, de 30 anos.

"Fiz uma temporada européia muito boa e, com exceção da Semana Olímpica de Hyères, terminei sempre entre os cinco primeiros. Já meus principais adversários nesses campeonatos variaram, o que prova que mantive uma regularidade muito boa", completa.

No Mundial, Scheidt velejou praticamente o campeonato todo atrás do português Gustavo Lima, assumiu a liderança no penúltimo dia de provas, mas o 17º lugar na regata decisiva lhe tirou o título por apenas um ponto.

"Perdi pontos importantes em algumas regatas da fase classificatória do Mundial. E um pontinho aqui e outro ali fazem a diferença no final. Mas eu nunca vi o Gustavo velejar daquela maneira e, sem dúvidas, ele mereceu o título."

Nas dez competições da classe Laser que Robert Scheidt disputou em 2003, foram seis títulos (Paulista pela oitava vez e Brasileiro pela nona vez na carreira, Semana Pré-Pan-Americana de Porto Alegre, pentacampeão da Semana de Spa, na Holanda, tricampeão pan-americano em Santo Domingo e campeão da Pré-Olímpica de Atenas, na Grécia), dois vice-campeonatos (Semana de Kiel, na Alemanha e Mundial de Cadiz), um quarto (Europa Cup, na Holanda) e um sétimo lugares (Semana Olímpica de Hyères, na França).

"Fui tricampeão pan-americano e bati na trave no Mundial, os dois campeonatos que eram minha prioridade em 2003. Outro grande título do ano foi na Pré-Olímpica de Atenas, competição semelhante a dos Jogos Olímpicos de 2004", disse o velejador, atual segundo colocado do ranking da Federação Internacional de Vela (ISAF).

O calendário de Scheidt até o final do ano prevê apenas competições de Oceano, classe em que o iatista já disputou três campeonatos e conquistou um título em 2003. "Acho que esse foi o ano em que mais velejei. Além das competições de Laser, minhas prioridades, competi em Star e certamente disputei mais de dez regatas em Oceano. E ainda terei outras provas pela frente", disse.

A partir de 16 de outubro, Robert Scheidt participa da segunda etapa do Match Race Brasil, em Ilhabela (SP). O velejador foi vice-campeão na primeira etapa, disputada em maio e junho, em Búzios (RJ), e competirá também no Rio de Janeiro, sede da terceira e última etapa, em novembro.