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Robert Scheidt disputa competição "diferente" em Ilhabela

30/09/2003 13h48

Da Redação
Em São Paulo

Depois de perder o inédito heptacampeonato mundial da classe Laser por apenas um ponto, no dia 24 de setembro, na Espanha, o velejador Robert Scheidt volta para as competições no Brasil.

Ele será uma das atrações da segunda etapa do Match Race Brasil, evento destinado para veleiros 40.7, no Yacht Club de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, de 17 a 19 de outubro.

Vice-campeão da primeira etapa, disputada em Búzios (RJ), o atleta tentará vencer a sua primeira prova de match race, sistema de disputa barco contra barco.

"Ainda estou aprendendo a jogar no sistema match race, que é uma maneira muito especial de velejar", diz o hexacampeão mundial e um dos maiores esportistas do Brasil, acostumado a competir sempre em flotilha.

"Acho que fui muito bem em Búzios, mas isso não significa muito. Acho que nesse sistema tudo pode acontecer."

Da tripulação vice-campeã em Búzios (perdeu a final para o barco comandado por Torben Grael), a mudança mais significativa no grupo é a troca de táticos. O carioca José Paulo Barcellos será substituído pelo paulista Cláudio Biekarck.

"O José Paulo foi fundamental na nossa campanha na primeira etapa, mas infelizmente ele tem outro compromisso. Espero que possamos trazer algumas de suas manobras para Ilhabela", comentou. "As decisões nesse tipo de competição precisam ser rápidas e a experiência é importante, principalmente nas largadas."

Acostumado a velejar desde criança em Ilhabela, ele acha que esse conhecimento não será muito especial agora. "Conheço bem os ventos e a correnteza da região, mas no match race a marcação do adversário é mais importante", advertiu o campeão olímpico em Atlanta (1996) e medalha de
prata em Sydney (2000), que normalmente é o timoneiro dos barcos baianos Odoyá e Adrenalina Pura na Vela Oceânica.

O Match Race Brasil conta com oito tripulações, que farão rodízio em quatro barcos. Os velejadores serão divididos em duas chaves de quatro embarcações, com todos os barcos se enfrentando dentro dos grupos nas duas primeiras etapas, previstas para os dias 17 e 18 de outubro.

No dia 19, será disputada a fase decisiva numa série melhor-de-três regatas. Os dois primeiros colocados de cada chave disputam as semifinais e os vencedores fazem a grande final. As regatas serão curtas, com cerca de 5 quilômetros, e deverão demorar em torno de 25 minutos, dependendo do vento.

O sistema de disputa é o utilizado na Louis Vuitton Cup, classificatória para a America's Cup, a competição de vela mais tradicional do mundo, com mais de 150 anos de história.

Na prova serão utilizados veleiros Benneteau 40.7 de aproximadamente 13 metros, com sete toneladas e três velas. Os barcos e as velas são cedidos pela organização e são rigorosamente iguais.