Topo

João Carlos Jordão e Maurício Santa Cruz disputam Semana de Vela do Rio

02/10/2003 14h30

Da Redação
Em São Paulo

Os velejadores João Carlos Jordão e Maurício Santa Cruz, prata nos Jogos Pan-Americanos de 2003, serão destaque da Semana de Vela do Rio de Janeiro, que vai de 3 a 5 de outubro, no Iate Clube do Rio de Janeiro. Eles competem na classe J-24, a mesma que lhes rendeu medalha nas águas de Santo Domingo, e esperam por um bom resultado em sua primeira competição após os Jogos.

"Não dá para fazer previsão, mas temos muita chance de vencer. Trabalhamos para isso. Estamos com um barco diferente do nosso, o Bruschetta, que não chegou ao Brasil por questões burocráticas de liberação. Mas a nova embarcação foi testada e está pronta para entrar na água", comenta João Carlos Jordão, o Peninha, que teve de reformar o barco que usará na competição e que foi emprestado por um amigo. "É um barco que já tem 20 anos. Vamos ver como ele vai se comportar na regata", completa Jordão.

Além de Maurício Santa Cruz e João Carlos Jordão, a tripulação do J-24 para a Semana de Vela do Rio de Janeiro será composta por Daniel Santiago, Sérgio Goretti Filho e Andrew Shores. Estão inscritas na categoria 15 equipes. Para Jordão e Santa Cruz, o maior adversário será o barco liderado por José Carlos Barcelos, velejador que já esteve em quatro Jogos Olímpicos e heptacampeão brasileiro.

Será um tira-teima da regata pré-pan-americana e do último Campeonato Brasileiro, quando Jordão e Santa Cruz levaram a melhor.

"Somos uma dupla forte, mas nada está ganho. Por termos conquistado uma medalha pan-americana, nossa responsabilidade é ainda maior", acredita Mauricio Santa Cruz, que pretende utilizar a competição deste final de semana como preparação para o Campeonato Sul-Americano da categoria, de 16 a 19 de outubro, também no Iate Clube.

Depois das competições de J-24 este ano, Jordão e Santa Cruz investirão nos treinamentos na classe Tornado, na qual buscarão a vaga para os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.