Topo

Principais estrelas do país estarão na 2ª etapa do Match Race Brasil

06/10/2003 13h24

Da Redação
Em São Paulo

A segunda etapa do Match Race Brasil, competição barco contra barco Benneteau 40.7, está confirmada para o período de 17 a 19 de outubro, no Yacht Club de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. A competição reúne as maiores estrelas do esporte brasileiro, em um sistema simples de disputa e com a possibilidade de o público assistir às provas da praia.

A primeira etapa foi realizada em Búzios, de 28 de maio a 1.º de junho, com vitória da embarcação comandada por Torben Grael. Ele venceu na final o barco do timoneiro Robert Scheidt.

Campeões olímpicos e mundiais, Torben e Robert são os destaques entre os comandantes e estão novamente entre os favoritos à conquista do título. Os outros timoneiros são Marcos Soares, Alex Welter, Alan Adler, Gastão Brun, João Signorini e André Fonseca.

Esses velejadores ajudaram o Brasil a se tornar uma das forças da vela mundial, com 12 medalhas olímpicas, sendo quatro de ouro, o maior número entre os esportes brasileiros. Em classes olímpicas e pan-americanas, os velejadores do Brasil conquistaram 29 títulos mundiais.

"A essência do Match Race é chegar à frente do adversário, sendo a tática de "marcar" o outro mais importante do que buscar a velocidade pura", define Alan Adler, ex-campeão mundial da classe Star e integrante do barco J24, medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em agosto, na República Dominicana.

A programação do Match Race Brasil prevê um dia reservado para treinamento (quinta-feira) e três de disputa. Nos dias 17 e 18, as oito tripulações competem entre si todas contra todas. As quatro primeiras passam para as semifinais no domingo. Final, semifinal e definição do terceiro lugar serão disputadas em melhor-de-três regatas.