Topo

Valéria Matuck tentará manter título da regata "Rei de Búzios"

06/10/2003 13h33

Da Redação
Em São Paulo

A paulista Valéria Matuck vai lutar no sábado para manter sua coroa na competição "Rei de Búzios", que vai reunir os melhores windsurfistas e kitesurfistas do Brasil, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Tricampeã sul-americana, pentacampeã brasileira e hexacampeã paulista na classe Fórmula, Valéria considera o Rei de Búzios - que faz um contorno completo da península, passando por 23 praias, de Manguinhos a Geribá, retornando a Manguinhos - a competição mais difícil que já participou na sua vida.

"É um desafio muito grande. No ano passado enfrentamos ventos de 30 nós, com swell de três metros. A parte de fora da península, no mar aberto, é muito radical", conta.

No ano passado, além de Valéria, apenas mais uma mulher, Paula Newlands, completou o desafio. "O Rei de Búzios é uma prova em que o atleta enfrenta todas as condições de vento. Por isso, é preciso ser um velejador completo, capaz de enfrentar vento a favor, contra, ondas grandes e muitas adversidades. Vários competidores, muitos deles homens, desistiram. Mas espero que este ano seja mais fácil", diz.

Em 2002, com ventos muito fortes, a paulista completou o percurso em cerca de três horas. Ela vai preparada para a regata deste sábado: na vela vai levar água, isotônico, barrinha energética. "Como se trata de uma competição imprevisível, vou prevenida. Quero não só completar a prova, mas manter este título", completa.

Aproveitando as perfeitas condições climáticas e geográficas da região, o vencedor da regata Rei de Búzios 2003 vai ser coroado em grande estilo, com direito a seu nome impresso em uma estátua de 4,5 m na entrada da cidade. O evento vai contar com cerca de 70 atletas (50 de wind e 20 de kite, aproximadamente) e tem a presença garantida de estrelas como Ricardo Winicki, o Bimba, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo na classe Mistral; e Roberto Ermel, o Boyzinho, quatro vezes campeão brasileiro.