Topo

Torben Grael prevê duelos complicados no Match Race Brasil

08/10/2003 15h10

Da Redação
Em São Paulo

O velejador Torben Grael vai comandar a sua tripulação na tentativa de conquistar o título da segunda etapa do Match Race Brasil, competição de veleiros 40.7, de 17 a 19 de outubro, no Yacht Club de Ilhabela.

Torben, medalha de ouro na classe Star nas Olimpíadas de Atenas, em 1996, ganhou a primeira etapa, disputada no fim de maio, em Búzios (RJ), e lidera a classificação geral com 10 pontos, dois a mais do que Robert Scheidt, segundo colocado.

Tático do veleiro Luna Rossa do sindicato italiano Prada na última disputa da Louis Vuitton Cup, em Auckland, na Nova Zelândia, Torben é o brasileiro com maior experiência em match race, competição barco contra barco.

Apesar disso, o dono de quatro medalhas olímpicas não se julga favorito. "Tudo depende do momento, das circunstâncias. Vamos em busca da segunda vitória, mas tenho certeza de que não será fácil", comenta o iatista, de 43 anos. "Essa é uma competição diferente, mano a mano, que reúne apenas dois barcos em cada confronto."

Depois da disputa da primeira etapa, Torben concentrou-se nas disputas da classe Star, na qual deverá representar o Brasil na Olimpíada de Atenas, no ano que vem. "Vou voltar agora para as competições de Oceano", lembra o velejador, que reclamou da falta de entrosamento da tripulação na primeira etapa.

"Acho que vamos enfrentar os mesmos tipos de problemas, já que teremos apenas um dia para treinar antes da competição."

Torben contará com os mesmos tripulantes de Búzios em Ilhabela. O tático será Marcelo Ferreira, proeiro do velejador na Star, classe em que ganhou, em agosto, o título da Semana Pré-Olímpica da Grécia.

Isso reforçou mais a expectativa de ganhar a quinta medalha olímpica de sua carreira. As quatro medalhas de Torben são ouro na Star em Atlanta/96, prata no Soling em Los Angeles/84 e bronze na Star em Barcelona/92 e em Sydney/2000. É, ao lado do nadador Gustavo Borges, o maior ganhador de medalhas olímpicas do país.

Na prova serão utilizados quatro veleiros Benneteau 40.7 de aproximadamente 13 metros, com sete toneladas e três velas: Alucinante, Asbar, Capim Canela e Odoyá. Wiki-Wiki será a embarcação reserva. Além de Torben Grael, os oito comandantes são Alex Welter, Alan Adler, André Fonseca, Gastão Brun, João Signorini, Marcos Soares e Robert Scheidt.

As oito tripulações participantes serão divididas em duas chaves de quatro, com todos os barcos se enfrentando dentro dos grupos entre 17 e 18 de outubro. No dia 19 será disputada a fase decisiva numa série melhor-de-três regatas.

Os dois primeiros colocados de cada chave fazem as semifinais e os vencedores disputam a grande final. As regatas serão curtas, com cerca de 5 quilômetros, e deverão demorar em torno de 25 minutos, dependendo do vento.