Topo

Alan Adler e Torben Grael saem na frente na semi do Match Race Brasil

18/10/2003 20h11

Da Redação
Em São Paulo

Alan Adler, invicto em sete regatas, e Torben Grael, o brasileiro mais experiente neste tipo de competição, saíram na frente nas semifinais da segunda etapa do Match Race Brasil (torneio barco contra barco), que foram disputadas na tarde deste sábado, em frente ao Yacht Club de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.

Os dois foram também os destaques da fase de classificação, terminando em primeiro lugar nos seus grupos. A série melhor-de-três das semifinais prossegue neste domingo, a partir das 10h, entre as embarcações comandadas por Torben e Robert Scheidt e entre as de Alan e João Signorini.

O grande destaque da fase de classificação foi a tripulação liderada por Alan Adler, campeão mundial de Star em 1989 e medalha de prata na classe J24 nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, que venceu todas as regatas que disputou, terminando em primeiro lugar no grupo B.

Torben Grael, com cinco vitórias, ficou em primeiro no A. Ele perdeu apenas um confronto, na sexta-feira, para André Fonseca, ainda assim porque teve uma das velas de seu barco avariada por causa dos fortes ventos.

Para Alan, o desempenho de sua equipe foi uma continuação do que aconteceu em Búzios, na primeira etapa do torneio. "Fomos a equipe que mais regatas venceu nesta fase de classificação e não podemos deixar que se repita o que ocorreu em Búzios, quando fomos eliminados nas semifinais. Fomos felizes em todas as largadas em Ilhabela e isso é fundamental nas outras regatas decisivas."

Já Torben Grael ficou muito satisfeito com o desempenho neste sábado, quando conseguiu quatro vitórias, apesar dos problemas que teve de equipamento. No primeiro confronto semifinal, ele disse ter obtido vantagem ao optar por um lado melhor da raia. "Esta vitória não significa muita coisa. Um vento mais fraco no domingo pode dificultar a situação para a nossa tripulação."

Ao contrário de sexta-feira, quando os ventos foram inconstantes, o sábado foi marcado por ventos fortes, com rajadas de até 25 nós de velocidade. Com isso, a raia que foi montada pela manhã no extremo norte da ilha para aproveitar os melhores ventos pôde ser transferida à tarde para a praia do centro para que o público pudesse assistir às regatas da orla.

O segundo dia de competições da etapa de Ilhabela teve várias regatas emocionantes. No confronto entre Marcos Soares e Robert Scheidt, por exemplo, as embarcações chegaram a se tocar. Numa manobra de 360 graus, em que Robert teve de pagar uma penalização, os veleiros acabaram se chocando, provocando um protesto por parte de Marcos Soares, indeferido pelos juízes brasileiro Nelson Ilha e pelo norte-americano Jim Capron. No choque, o tripulante Carlos Temke, o Carlão, do barco timoneado por Soares sofreu um corte na mão.


Resultados de sábado

1. Signorini 0 x 1 Grael
2. Scheidt 1 x 0 Welter
3. Grael 1 x 0 Fonseca
4. Welter 0 x 1 Adler
5. Fonseca 0 x 1 Brun
6. Adler 1 x 0 Soares
7. Brun 0 x 1 Signorini
8. Soares 0 x 1 Scheidt
9. Brun 0 x 1 Grael
10.Soares 0 x 1 Welter
11. Fonseca 0 x 1 Signorini
12. Adler 1 x 0 Scheidt

Classificação

Grupo A

Torben Grael - 5 pontos
João Signorini - 4 pontos
Gastão Brun - 2 pontos
André Fonseca - 1 ponto

Grupo B

Alan Adler - 6 pontos
Robert Scheidt - 3 pontos
Marcos Soares - 2 pontos
Alex Welter - 1 ponto

Semifinais

Alan Adler 1 x 0 João Signorini
Torben Grael 1 x 0 Robert Scheidt