Topo

Velejador francês dorme e perde título da regata Transat França/Bahia

20/10/2003 13h59

Da Redação
Em São Paulo

O sono foi mais forte que a expectativa da chegada a Salvador, e o francês Michel Mirabel, de 53 anos, acabou dormindo ao leme poucas milhas antes de completar a prova e vencer a regata França/Bahia Transat 6.50 na classe Série.

Extenuado após a travessia desde as Ilhas Canárias, Mirabel encalhou com seu barco nas pedras da praia de Amaralina, bem em frente ao Largo das Baianas. Com isso, Mirabel perdeu a vitória na classe Série, para velejadores solitários.

Por volta das 22h30 de sábado, Mirabel, que não soube precisar por quanto tempo esteve cochilando, acordou com o forte tranco do seu veleiro Gwalarn nas pedras, em Amaralina.

Depois do susto, a decepção. Ele estava a apenas 12 milhas da linha de chegada, após cruzar todo o Oceano Atlântico, e do título da classe dos barcos construídos em série.

O velajador e seu barco foram resgatados de madrigada pelos barcos de socorro da organização da regata em Salvador. Com o encalhe do francês, a vitória na classe Série ficou com o navegador Erwan Tymen (barco Pogo 2 Navy Lest), que cruzou a linha de chegada por volta da 0h30.

"Nos últimos dias estávamos andando muito perto um do outro, e no momento do acidente, eu estava logo atrás, mas consegui mudar a rota, dando um bordo para fora, pois avistei o perigo a tempo", comentou. Primeiro na classe Série, Tymen acabou na décima colocação geral.