Topo

Última etapa do Match Race Brasil começa nesta sexta-feira no Rio

20/11/2003 17h03

Da Redação
Em São Paulo

Os maiores nomes da vela nacional, entre eles medalhistas olímpicos e campeões mundiais, disputam desta sexta-feira a domingo o título do Match Race Brasil, competição barco contra barco que reúne veleiros Benneteau 40.7, na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.

Torben Grael, vencedor das duas primeiras etapas, é o líder da competição com 20 pontos, e grande favorito para ficar com o título. Seus maiores adversários são Alan Adler, vice-líder do torneio, com 14 pontos, e Robert Scheidt, terceiro colocado, com 12. As regatas serão disputadas a partir das 11h, no Iate Clube do Rio de Janeiro.

O primeiro dia de competição terá 12 regatas. A equipe do líder Torben Grael, dono de seis títulos mundiais e de quatro medalhas olímpicas, enfrenta na abertura do grupo A João "Joca" Signorini, pré-convocado para a equipe olímpica brasileira na classe Finn.

No outro grupo, a estréia reúne Alan Adler, campeão mundial da Star em 1989 e medalha de prata no Pan-Americano de Santo Domingo na J-24, e Robert Scheidt, campeão olímpico, hexacampeão mundial e tricampeão pan-americano da Laser.

Ao todo, a última etapa do torneio terá a participação de nove medalhistas olímpicos. Além de Torben e Robert, estão confirmados Lars Grael, Marcelo Ferreira, Alex Welter, Eduardo Penido, Marcos Soares, Clínio de Freitas e Kiko Pellicano.

O charme feminino está garantido na competição. As melhores velejadoras do país vão participar da festa: Adriana Kostiw, Roberta Borges, Valéria Matuck, Isabela Malpighi, Carolina Bejar, Fernanda Oliveira, Tatiana Novaes e Isabel Ficker. Elas foram divididas pelas oito tripulações.

As equipes tiveram a tarde desta quinta-feira para treinar na raia da competição, que terá como árbitro principal o inglês John Doerr, considerado um dos mais experientes do mundo. O Match Race Brasil reúne oito tripulações, que farão rodízio em quatro barcos.

Os velejadores foram divididos pela organização do evento em duas chaves de quatro equipes (A - Torben Grael, João Signorini, Marcos Soares e André Fonseca; e B - Alan Adler, Robert Scheidt, Alex Welter e Gastão Brun), com todos os barcos se enfrentando dentro dos grupos nas duas primeiras etapas, previstas para sexta-feira e sábado.

No domingo será disputada a fase decisiva numa série melhor-de-três regatas. Os dois primeiros colocados de cada chave disputam as semifinais, e os vencedores fazem a grande final. As regatas serão curtas, com cerca de 5 quilômetros, e deverão demorar em torno de 25 minutos, dependendo do vento.

Na primeira etapa, disputada em Búzios, Torben venceu a equipe de Robert Scheidt na série final. A tripulação de Alan Adler ficou em terceiro lugar, após derrotar a equipe de André Bochecha Fonseca. A segunda etapa, também vencida por Torben Grael, teve a equipe de Alan Adler em segundo e a de Joca Signorini em terceiro.