Topo

Robert Scheidt lidera competição de laser

19/01/2004 18h38

Da redação
Em São Paulo

O iatista Robert Sheidt assumiu nesta segunda-feira a liderança isolada do Campeonato Sudeste Brasileiro da Classe Laser. Depois de uma vitória e uma segunda colocação obtidas no último domingo, o hexacampeão mundial venceu outra regata nesta segunda e terminou a outra prova do dia em terceiro. Sem considerar o descarte, Sheidt tem apenas sete pontos perdidos na ponta da competição. O português Gustavo Lima, atual campeão mundial e grande adversário do brasileiro, obteve um oitavo e um segundo lugares e tem agora 13 pontos perdidos.

"Foi um dia com condições para velejar ainda mais difíceis do que as enfrentadas no domingo, quando também tinha pouco vento, mas consegui imprimir uma boa velocidade e chegar à frente do Gustavo nas duas regatas", afirmou Scheidt.

Na primeira regata desta segunda-feira, a vantagem foi de Gustavo Lima até os 30 velejadores inscritos na competição contornarem a primeira bóia. Depois, Scheidt se recuperou e conseguiu chegar em primeiro, enquanto o português não passou da 8ª colocação. Já a segunda regata do dia foi um verdadeiro duelo entre Scheidt e Lima, que terminou com pequena vantagem para o brasileiro.

"Cheguei à segunda prova do dia um pouquinho à frente dele. Agora é descansar e me preparar para as provas desta terça-feira, um dia decisivo no campeonato", disse o brasileiro, atual segundo colocado do ranking da Federação Internacional de Vela (ISAF).

Após quatro regatas realizadas, o Sudeste Brasileiro prossegue nesta terça-feira, com mais duas provas. A competição termina na próxima quarta-feira e cada iatista terá direito a somente um descarte do pior resultado.

"Como teremos um descarte apenas, a competição está indefinida. Tanto que minha diferença para o Gustavo hoje seria de apenas um ponto", explicou Sheidt, que disputa o primeiro campeonato em 2004. O Sudeste Brasileiro marca também a revanche de Scheidt contra Gustavo Lima, que conquistou o Mundial de Cadiz no ano passado, com apenas um ponto de vantagem para o brasileiro.