Topo

Iatistas se preparam para a Cricket Math Race, que será realizada em Búzios

21/01/2004 14h41

Da Redação
Em São Paulo

Alguns dos melhores iatistas do mundo devem continuar em Búzios, no Rio de Janeiro, após o término do Campeonato Sudeste Brasileiro, nesta quarta-feira. Isso porque a competição dará cinco vagas para a disputa do Cricket Mate Race, primeiro torneio no Brasil no formato da classe mais popular da vela, a laser, que será realizada de 23 a 25 de janeiro.

A proximidade das datas fará com que o brasileiro Robert Scheidt, que pode ficar com o título do Sudeste Brasileiro, volte a enfrentar o português Gustavo Lima, atual campeão do mundo, e o espanhol Luis Martinez, quarto colocado no Mundial.

A Cricket Match Race reunirá doze velejadores, sendo que sete já estão confirmados e as outras vagas serão preenchidas pelos cinco melhores brasileiros no Sudeste.

O duelo mais esperado da Cricket Match Race é entre Scheidt e Lima, que serão cabeças-de-chave de cada grupo na primeira fase, quando os seis competidores do mesmo grupo se enfrentam em regatas homem a homem, no chamado sistema round robin. Os dois primeiros de cada grupo farão as semifinais e os vencedores disputam a final.

"Seria emocionante fazer uma final contra o Gustavo. Aliás, estou curtindo muito a possibilidade da revanche do Mundial nos três eventos, Sudeste, Cricket Match Race e Campeonato Brasileiro, que acontecerá na seqüência. O fato de estar em águas brasileiras não me privilegia, mas, como no futebol, sempre é bom jogar em casa", disse Scheidt.

Gustavo Lima também aguarda a disputa e engrandece o rival. "Vai ser um duelo muito interessante, mas bastante complicado, que está gerando grande expectativa. Não há dúvidas de que o Robert (Scheidt) é o meu melhor adversário e a luta vai ser grande", afirmou.