Topo

Scheidt derrota sueco e está a uma vitória de disputar mais uma final

24/01/2004 19h55

Da Redação
Em São Paulo

O iatista Robert Scheidt, que sagrou-se tetracampeão do Sudeste Brasileiro na última quarta-feira, está próximo de disputar mais uma final em menos de uma semana.

O hexacampeão mundial da classe Laser venceu neste sábado a primeira regata da semifinal do Cricket Match Race, competição barco contra barco de Laser, realizada em Búzios.

O brasileiro, que havia vencido as cinco regatas que disputara na fase de classificação, derrotou o sueco Frederick Lassenius e, neste domingo, só precisa de uma vitória em duas regatas para decidir a competição contra o vencedor da série melhor-de-três da outra semifinal, entre o brasileiro André Streppel e o espanhol Mariano Sarmiento. Streppel também venceu o primeiro duelo.

"Fui muito bem hoje. Venci as duas regatas que faltavam da primeira fase e o primeiro duelo contra o sueco. Mas, apesar de um bom dia, sofremos um pouco com os ventos fortes, de quinze a trinta nós, que sopraram em Búzios", disse Scheidt.

Também neste sábado, o português Gustavo Lima, atual campeão mundial de Laser, foi eliminado da competição. Ele terminou o grupo B empatado com Lassenius e Sarmiento, com quatro vitórias e uma derrota cada, mas perdeu o sorteio realizado para definir os velejadores classificados para a semifinal.

As semifinais do Cricket Match Race prosseguem neste domingo, a partir das 11h. A final entre os dois classificados também será realizada em melhor-de-três regatas.

Após conquistar o tetra do Sudeste Brasileiro de Laser e estar próximo de chegar ao seu 102º título na carreira, Scheidt participará do Campeonato Brasileiro de Laser, competição que também será disputada em Búzios, entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro.

O paulista, atual segundo colocado no ranking da Federação Internacional de Vela (ISAF) tentará o décimo título do Brasileiro.