Topo

Scheidt vence segundo campeonato em menos de uma semana

25/01/2004 17h19

Da Redação
Em São Paulo

O iatista paulista Robert Scheidt confirmou o favoritismo e venceu neste domingo, de forma invicta, o Cricket Match Race de Laser, disputado em Búzios, no Rio de Janeiro.

Foi o 102º título de seu carreira. Em menos de uma semana, foi o segundo campeonato que Scheidt disputou e venceu. Na quarta-feira passada, ele havia se tornado tetra do Sudeste Brasileiro de Laser.

Divulgação 
Robet Scheidt ficou com o título da competição, disputada em Búzios, no Rio
Scheidt conquista seu segundo título em menos de uma semana. Mas não foi apenas Scheidt que colocou o país no topo da competição. O gaúcho André Streppel, conhecido por Bizu, surpreendeu e garantiu a segunda colocação.

Na primeira fase, ele superou o espanhol Luis Martinez, quarto no Mundial, na disputa por uma vaga na semifinal, mas na decisão não teve chances contra um Scheidt. O sueco Fredrik Lassenius terminou em terceiro lugar e o espanhol Mariano Sarmiento, em quarto.

Tanto a semifinal quanto a final foram disputadas em melhor de três. Scheidt e Streppel já entraram na água em vantagem porque haviam vencido a primeira regata da disputa no sábado. Neste domingo voltaram a derrotar Lassenius e Sarmiento, respectivamente. Desta forma, fecharam a série em 2 a 0 e partiram para a decisão vencida por Scheidt também em apenas duas regatas.

"O Bizu realmente entrou com garra total. É um excelente adversário. Só consegui superá-lo quando parei de marca-lo e passei a me preocupar só com o vento. A segunda regata foi ainda mais difícil, pois sofri uma punição logo no início", afirmou Scheidt.

O confronto mais esperado da competição, entretanto, aconteceu apenas como exibição uma vez que o português Gustavo Lima, atual campeão mundial, foi eliminado por meio de sorteio na fase semifinal. Como prêmio de consolação, Lima conseguiu a vitória contra o paulista, que aceitou o desafio, mas esgotado acabou derrotado.

Gaúcho foi a grande surpresa
André Streppel, o Bizu, tem 24 anos e ficou na segunda colocação do Cricket Match Race, aparecendo como a grande surpresa da competição.

O velejador gaúcho disputa com Bruno Fontes o posto de segundo melhor iatista da classe laser no Brasil e já pensa no Pré-Olímpico que será realizado também em Búzios, no final de fevereiro.

Derrotado por Scheidt, o melhor iatista brasileiro da atualidade na laser, Bizu comemorou seu desempenho. "Só fato de ter ficado junto um tempo inteiro, ter andando um pouco na frente, já valeu. Apesar de o Scheidt ser o melhor do mundo, deu para perceber que não estou muito longe dele", comemorou.