Topo

Scheidt se destaca e assume liderança da Pré-Olímpica

02/03/2004 17h18

Da Redação
Em São Paulo

O velejador Robert Scheidt fez valer seu favoritismo no segundo dia da Pré-Olímpica que vem sendo disputada em Búzios, no Rio de Janeiro. Depois de um início complicado na competição, Scheidt venceu as duas provas realizadas nesta terça-feira, acumulou cinco pontos perdidos e assumiu a liderança isolada do torneio.

Divulgação 
Scheidt domina segundo dia de prova
e assume liderança da Pré-Olímpica
"Foi um dia muito bom para mim e consegui assumir a liderança do campeonato. Foram duas regatas bastantes distintas. Na primeira, com vento extremamente fraco, tive muitas dificuldades e só consegui ultrapassar o João Ramos no finalzinho. Já a segunda prova foi disputada com ventos mais consistentes. Montei a primeira bóia em segundo e na metade do percurso assumi a liderança, mantendo-a até o final", afirmou o hexacampeão mundial e duas vezes medalhista em Olimpíadas.

Nesta segunda-feira, no primeiro dia de competições, Schedit terminou empatado com o catarinense Bruno Fontes, que nesta terça-feira não foi bem e conseguiu apenas um quinto e um sexto lugares. O velejador de Santa Catarina, que havia surpreendido no início, acumula agora catorze pontos perdidos.

A Pré-Olímpica de Búzios é dividida em duas séries de nove regatas cada. A primeira, que termina no próximo domingo, tem outras duas provas programadas para esta quarta-feira. A segunda série acontece de 10 a 14 de março. Cada um dos seis velejadores da classe Laser tem direito a dois descartes dos piores resultados ao final de cada série.

"É um campeonato difícil, principalmente pela qualidade dos participantes e pelo pequeno número de barcos. Com isso, é quase impossível abrir vantagem na classificação", declarou Scheidt.

Medalha de ouro na Olimpíada de Atlanta, em 1996, e em Sydney, em 2000, Scheidt tenta confirmar em Búzios a vaga em Atenas que ele já havia garantido ao ficar com o título mundial de 2002, em Cape Cod, nos Estados Unidos.

Demais classes
Assim como na Laser, as outras classes também tiveram domínio dos favoritos nesta terça-feira. Candidatíssimos a uma medalha olímpica em Atenas, Torben Grael e Marcelo Ferreira mantiveram a ponta na classe Star.

Claudia Martins/Divulgação 
Ricardo Winicki lidera disparado a classe Mistral ao final do segundo dia de regatas

Eles tiveram problemas na primeira regata do dia e ficaram em segundo, mas venceram a segunda e lideram com sete pontos perdidos, um a menos que os vice-líderes Alan Adler e Ricardo Ermel.

Na classe Tornado, Maurício Santa Cruz e José Carlos Jordão melhoraram o desempenho do primeiro dia, conquistando um segundo lugar e uma vitória. Com isso, conseguiram abrir vantagem de quatro pontos sobre Duda Adler e Kiko Pelicano (seis pontos perdidos contra dez).

Na classe Mistral masculina, Ricardo Winicki, o Bimba, venceu as duas regatas desta terça, repetindo o desempenho do primeiro dia. Com isso, lidera disparado com apenas quatro pontos perdidos.

Na Mistral feminina, a disputa segue equilibrada entre Paula Newland e Carol Borges. Cada uma conquistou uma vitória e um segundo lugar, mas Paula lidera o torneio com cinco pontos perdidos contra sete de Carol. A situação é exatamente a mesma na classe Europa, com Roberta Borges dois pontos à frente de Vivian Macknight.

Outro páreo duro acontece na classe Finn, entre João Signorini e Bruno Prada. Ambos entraram com protestos na arbitragem contra o outro nesta terça-feira, mas seus pedidos foram indeferidos. Os dois velejadores somam seis pontos perdidos e dividem a liderança.

Na classe 470, Alexandre Paradeda e Bernardo Arndt lideram a disputa contra Bruno Bethlem e Fernando Sesto entre os homens, enquanto Fernanda Oliveira e Adriana Kostiw são as primeiras entre as mulheres.

A classe 49er já tem vencedor definido. A dupla André Fonseca e Rodrigo Linck, única a participar do torneio, já garantiu a vitória ao final do primeiro dia e agora continua em Búzios apenas para treinar.