Topo

Scheidt vence mais duas regatas e fica próximo de Atenas

10/03/2004 16h57

Da Redação
Em São Paulo

Com mais duas vitórias nesta quarta-feira, na abertura da segunda série da Pré-Olímpica de Búzios, o hexacampeão mundial da classe Laser Robert Scheidt ficou mais próximo da Olimpíada de Atenas, em agosto.

Depois de terminar a primeira etapa da competição com sete vitórias nas sete provas válidas (cada iatista descartou os dois piores resultados), o medalha de ouro em Atlanta-96 e de prata em Sydney-00 acumula agora nove pontos perdidos. Segundo colocado, o catarinense Bruno Fontes tem 23 pontos perdidos, após obter um segundo e um terceiro lugares nesta quarta.

"Tivemos boas condições para velejar, com ventos de aproximadamente 12 nós, no sentido nordeste/leste e essas duas vitórias me deixam com uma boa folga na classificação", afirmou Scheidt.

Faltando sete regatas para o final da Pré-Olímpica, prevista para o próximo domingo, mesmo que Bruno Fontes vença todas as provas restantes, Robert garante presença na terceira Olimpíada da carreira se obtiver no mínimo cinco terceiros lugares. Após o fim dessa segunda série, cada velejador tem direito a mais dois descartes.

"A vantagem é ótima, mas não definitiva. Sei que mantive uma grande média de resultados até agora, porém os descartes podem mudar a história de uma competição", destacou o atual segundo colocado do ranking da Federação Internacional de Vela (ISAF). "Não posso deixar de manter a consistência, mas sempre pensando em uma regata por vez", completou.

A Pré-Olímpica de Búzios é a quinta competição de Scheidt em 2004 e a última no Brasil antes do embarque para a temporada européia. Eleito pela ISAF o melhor velejador do mundo em 2001, Robert venceu os quatro campeonatos que disputou no ano: Sudeste Brasileiro, Cricket Match Race, Centro-Sul-Americano e Campeonato Brasileiro.

Outras classes
Na 470 masculina, a liderança é de Alexandre Paradeda/Bernardo Arndt. No feminino, a dianteira está com Fernanda Oliveira/Adriana Kostiw.

A Mistral masculina tem como líder o principal favorito, Ricardo Winicki Santos. Paula Newlands segue na frente na feminina, embora a diferença de sua pontuação para a de Carol Borges seja de apenas um ponto perdido.

Na Star, os também favoritos Torben Grael/Marcelo Ferreira continuam na primeira posição, com dez pontos perdidos, sete de vantagem sobre Alan Adler e Ricardo Ermel. A dupla terminou as provas do dia com um segundo e um primeiro lugares.

João Signorini lidera a classe Finn, e tem cinco pontos de vantagem sobre Bruno Prada.

"As regatas de hoje foram difíceis, pois os ventos foram enfraquecendo. Na primeira, cruzei a bóia com menos de um barco de frente. A segunda foi mais tranqüila. Agora, posso administrar essa vantagem, mas não posso dizer que estou tranqüilo", disse o velejador. "Mas o Bruno está numa situação mais difícil", completou Signorini.

Na classe Tornado, Ronaldo Fernandes e Fernando Jacobina tiveram um excelente dia, conquistando um primeiro e um segundo lugares nas regatas disputadas. Maurício Santa Cruz e João Carlos Jordão - que contabilizaram um segundo e um terceiro lugares - lideram a classificação geral, com 15 pontos perdidos. Na classe Europa, Roberta Rosa Borges lidera.