Topo

Torben Grael e Marcelo Ferreira se garantem na quarta Olimpíada na Star

12/03/2004 17h58

Vicente Toledo Jr.
Enviado especial do UOL
Em Búzios (RJ)

Torben Grael e Marcelo Ferreira garantiram classificação, nesta sexta-feira, para a Olimpíada de Atenas. Eles venceram as duas regatas do dia na classe Star e conquistaram o título do Pré-Olímpico de Búzios.

Com os resultados desta sexta, Torben e Marcelo estão com 11 pontos perdidos e não podem mais ser alcançados por Alan Adler e Ricardo Ermel, que estão em segundo lugar, com 20 pontos.

Divulgação 
Recordista brasileiro de pódios, Torben Grael busca quinta medalha olímpica
Essa será a quarta Olimpíada da dupla, que tem boa história nos Jogos. Eles começaram a parceria em 1992, em Barcelona, mas ficaram apenas na 11ª colocação.

Quatro anos mais tarde, em Atlanta, conquistaram a medalha de ouro e por pouco não repitiram o feito em 2000, em Sydney. Eles lideraram a classe Star quase o tempo inteiro, mas, na reta final, acabaram com o bronze.

Apesar do currículo da dupla, Marcelo Ferreira prefere manter os pés no chão para Atenas. "Ainda é muito cedo para falarmos em ouro, o caminho ainda é longo. Mas só teremos 15 barcos na Olimpíada, o que é uma competição muito semelhante às que temos no Brasil", comentou.

A preparação dos velejadores inclui o Mundial da classe Star, que acontece em abril, na Itália. "Depois voltamos para treinar no Brasil. Pelo menos, (o gasto) é em reais", brincou Ferreira.

Torben, que é recordista brasileiro de medalhas em Olimpíada, com quatro pódios, empatado com o nadador Gustavo Borges, já havia disputado duas Olimpíadas antes. Em 1984, em Los Angeles, foi prata na classe Soling, com Daniel Adler e Ronaldo Senfft e, em 1988, em Seul, foi bronze na Star, com Nelson Falcão.

"O fato de eu ser recordista de medalhas é só uma motivação para conquistar ainda mais. É o fruto de um trabalho de longo prazo, e isso (o recorde) só aumenta o nosso entusiasmo", comentou Grael, exibindo vontade de garoto aos 43 anos.

Demais classes
Na classe Europa, Roberta Borges ficou com o título. Ela venceu as duas regatas desta sexta-feira e está com 11 pontos perdidos e 10 de vantagam para Vivan Macknight, que ficou em segundo lugar nas provas.

"Foi uma disputa bastante equilibrada, principalmente das largadas para o meio das regatas. Estou muito feliz e agora vou buscar a vaga olímpica na França", comemorou a pernambucana.

Roberta, contudo, não está com classificação assegurada para Atenas, pois precisa de um bom resultado na Semana de Hyeres, na França, no fim de abril. Serão dez países lutando por cinco vagas.

"Vai ser difícil. Tem a argentina que foi bronze em Sydney e várias outras atletas muito boas. Vou fazer de tudo para conseguir a vaga, mas não vou me pressionar tanto porque ainda tenho muita coisa pela frente", disse Roberta, de apenas 19 anos.

A classe 470 masculina praticamente já tem definido os campeões. Alexandre Paradeda e Bernardo Arndt venceram uma regata e ficaram em segundo na outra, abrindo vantagem de 13 a 20 sobre Bruno Bethlem e Fernando Sesto.

O título já está garantido, mas, matematicamente, eles ainda precisam disputar mais uma regata para não levar penalização. Sendo assim, basta que eles entrem na raia neste sábado.

"Apesar de termos essa vantagem de não precisar disputar as três últimas regatas, foi um competição bastante tensa. Conquistamos a vaga e agora vamos competir na Europa como preparação. Só depois desses campeonatos poderemos saber com que chances vamos a Atenas", comentou Paradeda, que esteve em Sydney-2000.

Outras duas classes continuam com disputas bem acirradas. Na Mistral feminina, Carol Borges, venceu a primeira regata, mas levou o troco de Paula Newlands em seguida.

Com isso, Carol segue vencendo por 14 a 15. A disputa deve continuar até domingo, mas a vitória pode ser assegurada, caso uma delas vença as duas regatas deste sábado.

Na classe Tornado, Maurício Santa Cruz e João Carlos Jordão ganharam a primeira regata e ficaram em terceiro na segunda. Eles têm vantagem de 16 a 23 sobre Ronaldo Fernandes e Fernando Jacobina em categoria que deve ser decidida neste sábado.