Topo

Scheidt e Prada fazem prova recuperação e terminam regata do Mundial em 2º

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo

03/08/2009 23h46

Depois de várias tentativas e cancelamentos, a segunda regata do Mundial de Star, principal evento do calendário de 2009, foi finalmente disputada com ventos fracos e inconstantes em Varberg, na Suécia. A dupla brasileira Robert Scheidt e Bruno Prada, que sofreu no início da prova quando não apareceram entre os dez primeiros, fizeram uma regata de recuperação e terminaram em segundo lugar, atrás apenas dos norte-americanos George Szabo e Rick Peters.

A dupla vice-campeã olímpica começou mal a competição no domingo ao terminar em 26º lugar numa prova que reuniu 85 barcos. Agora, Robert e Bruno somam 28 pontos perdidos e ocupam a oitava colocação no geral. Os líderes são os suíços Flavio Marazzi e Enrico de Maria, com 6 pontos. A terceira regata, das seis previstas, será disputada nesta terça-feira, com largada prevista para as 7 horas (de Brasília).

"Estávamos esperando muitas dificuldades porque a previsão era mesmo de ventos fracos. Ficamos muitas horas na água e é sempre cansativo largar e a comissão anular a regata por falta de vento. O segundo lugar foi excelente e temos de manter a regularidade", comentou Robert Scheidt. "Gastamos o nosso descarte no primeiro dia e agora teremos de velejar mesmo sob pressão", completou Prada.

Robert e Bruno disputaram quatro competições este ano. Nos quatro torneios, a dupla conseguiu uma excelente performance. Foi campeã do Expert Olympic Garda, na Itália; da Delta Lloyd Regatta, uma das competições mais importantes do mundo, na Holanda; e do Campeonato Aberto Europeu, em Kiel, na Alemanha. Eles terminaram em segundo lugar no Campeonato do Hemisfério Oriental, em Hyères, na França.