Topo

Suspenso por um helicóptero, o Alinghi 5 voa sobre os Alpes

Das agências internacionais<br/> Genébra (Suíça)

07/08/2009 10h37

Construído para defender o título da America's Cup contra o BMW-Oracle na 33º edição da prova, o catamaran suíço de 90 pés Alinghi 5 partiu do Lago Leman, em Genebra, para a Itália, parte do seu caminho rumo ao Golfo Pérsico.

Pela manhã desta sexta-feira e observada pelo público na orla do lago, a embarcação foi içada por um helicóptero russo Mi 26, o maior e mais potente do mundo, para sobrevoar os Alpes em direção ao território italiano. O mastro, de 50 metros de altura e duas toneladas de peso, partiu duas horas antes, suspenso por outro helicóptero.

O primeiro destino do Alinghi 5 é Genova, de onde começará o treinamento antes de dirigir-se ao seu destino final, a localidade de Ras al-Jaima, nos Emirados Árabes Unido, onde será disputada, em fevereiro de 2010, a próxima edição da America's Cup.

O catamarán gigante teve seu primeiro encontro com o público no dia 1º de agosto, Dia Nacional da Suíça. A bandeira do país foi içada depois de uma travessia entre o porto de Ouchy, em Lausana, e Genebra, quando o Alinghi 5 foi acompanhado por um cortejo de dezenas de barcos.