Topo

Scheidt e Grael vencem mais uma e seguem liderando Mundial na Itália

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo

08/09/2009 16h10

A primeira parceria entre os dois maiores velejadores brasileiros está dando bons resultados na Itália. Nesta terça-feira, o veleiro italiano Luna Rossa, que tem Robert Scheidt como timoneiro e Torben Grael como tático, venceu a segunda regata Campeonato Mundial da classe Míni Máxi, disputado até sábado em Porto Cervo, na Sardenha, Itália.

SHEIDT E GRAEL: PARCERIA INÉDITA
Carlo Borlenghi/Rolex
O Mundial da Classe Máxi marca a primeira vez que os dois maiores velejadores brasileiros competem no mesmo barco. Robert Scheidt (esquerda), dono de três medalhas olímpicas, chegou no ano passado ao time italiano Prada.

Torben Grael (direita), dono de cinco pódios em Olimpíadas, é veterano dos italianos. Com ele, o Luna Rossa chegou à final da America's Cup de 2000. Ele também foi tático do time em 2007, na última edição da Copa.
LEIA MAIS
VEJA OUTRAS NOTÍCIAS DE VELA

O barco da equipe Prada, da America's Cup, completou a regata de 47 milhas náuticas (cerca de 87 km), com ventos em torno de 15 nós, no tempo corrigido de 5h35min57s, deixando o britânico Ran em segundo lugar, com 5h36min22s.

"Estou muito feliz com as duas vitórias. O barco está rendendo muito bem nestas condições de vento e mar. O Torben acertou também na tática, mas acho que dá para melhorar um pouquinho no geral", comentou Scheidt.

Ao contrário de segunda-feira, o vento rondou mais para o norte nesta terça. As condições de ondas continuaram as mesmas, variando de 2 a 3 metros de altura. O Luna Rossa se adaptou bem às condições na regata.

O veleiro Container, irmão gêmeo do Luna Rossa, do alemão Udo Schutz, não correu nesta terça. A embarcação teve de ser tirada da água para reparos, depois de sofrer danos na segunda-feira. Com isso, somente sete barcos largaram na classe Míni Máxi.

O Ran, de Niklas Zennstrom, teve a melhor largada e liderou a regata inteira, terminando a prova com pouco mais de 3h30. No tempo corrigido (usado para que barcos de tamanhos diferentes possam competir na mesma classe), porém, vantagem para o STP 65 pés Luna Rossa.